quinta-feira - 09/03/2023

Empresária Zilene Medeiros é homenageada com o “Tributo Ana Floriano 2023”

Por: Solange Santos

Nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Mossoró, concedeu o 15º “Tributo Ana Floriano” à empresária Zilene Conceição Cabral Freire de Medeiros. A solenidade foi realizada no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.

O “Tributo Ana Floriano” tem como objetivo homenagear mulheres de destaque do município que contribuíram para o desenvolvimento político, social, cultural ou econômico da cidade. Zilene Medeiros é diretora do Grupo TCM e conduz, com suporte da família, outros empreedimentos, como a Salina São Camilo, que é referência no segmento.

Durante a solenidade, Zilene Medeiros ressaltou que o prêmio não é dela, mas de todas as mulheres e suas lutas históricas.

“Recebi a notícia que seria homenageada com muita alegria, porque a representação que estou recebendo hoje, o 'Tributo Ana Floriano', que vou guardá-lo, não é minha, eu compartilho com todas as mulheres, visto que a nossa luta tem sido histórica desde o século passado. E Ana Floriano como mossoroense deixou esse legado e, hoje, a felicidade é muito grande em estar recebendo essa homenagem por todas as mulheres de Mossoró. O meu muito obrigada”, declarou.

A atriz Tony Silva prestigiou o evento. Em 2022, a atriz recebeu o “Tributo Ana Floriano”, sendo a primeira mulher negra agraciada com a homenagem.

“É sempre um prazer uma mulher que tem trabalho na cidade ser homenageada. Ano passado, eu fui a primeira mulher negra homenageada com o “Tributo Ana Floriano 2022” e este ano vim prestigiar Zilene Medeiros, porque acredito ser necessário estarmos sempre presentes em ocasiões que engrandecem nossa cidade”, enfatizou.

O secretário municipal de Cultura, Igor Ferradaes, e uma comissão foram os responsáveis pela escolha do nome de Zilene Medeiros, para ser homenageada. “Fiz parte da comissão que homenageia essa figura icônica para a cidade, uma empreendedora, uma gestora é de muito orgulho estar aqui fazendo parte desse dia especial, principalmente por ser o “ Dia Internacional da Mulher”. Estou muito orgulhoso e feliz”, disse.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, expressou sua felicidade como gestor, em poder prestar uma homenagem no “Dia Internacional da Mulher” a Zilene Medeiros, que fez e continua fazendo história no município.

“É uma felicidade muito grande neste dia especial. Oito de março é um dia comemorado em todo o mundo, e o Brasil, que é um país de muita luta, de resistência, um país em que a mulher cada vez mais precisa ser evidenciada. Dona Zilene está recebendo hoje essa homenagem muito merecida, escolhida por nós, mas acredito que também referenciada por todo o povo de Mossoró. Porque além de ser esposa, mãe, de ser mulher batalhadora, é, acima de tudo, uma mulher que está dando oportunidade para que outras mulheres possam entrar no mercado de trabalho. Acreditamos que a escolha da homenageada é bastante justa e importante, e que todas as mulheres devem se sentir agraciadas com dona Zilene recebendo esse título”, disse.