terça-feira - 07/01/2025

Em três anos, “Mossoró Rural” beneficiou mais de 600 produtores com assistência técnica mensal

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró instituiu o programa “Mossoró Rural” há três anos. A medida transformou o cenário agropecuário do município e no período já beneficiou mais de 600 produtores com assistência técnica mensal. Ele fortalece as comunidades rurais e promove o desenvolvimento sustentável, apoio à agricultura local e garante o sustento dos agricultores familiares.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

A assistência técnica contempla diversas áreas de produção vegetal e animal, como também avicultura, apicultura, ovinocaprinocultura, piscicultura/carcinicultura, suinocultura, cajucultura, bovinocultura e fruticultura. As atividades desenvolvidas pelo programa permitem ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, os manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo.

“A expectativa é que esse programa funcione por muito tempo, onde espera-se aumentar cada vez mais, abordar novas cadeias produtivas e manter as cadeias já existentes. Quando finalizar esses programas, novos produtores serão captados e a gente espera que o município tenha resultados considerados nas cadeias de produção animal e vegetal”, destacou Aluísio Sousa, coordenador de Pecuária da Secretaria de Agricultura.

São objetivos do “Mossoró Rural” garantir o desenvolvimento do setor agropecuário, proporcionar assistência técnica, promover o desenvolvimento de agroindústrias familiares de pequeno e médio porte, proporcionar o avanço nos indicadores econômicos e sociais, além de melhorar a qualidade de vida da população rural, entre outras.

OUTRAS INICIATIVAS

Ainda dentro do “Mossoró Rural”, houve constituição de três novas cooperativas, elaboração para 12 novas agroindústrias, curso de empreendedorismo para 14 produtores e atendimento para mais de dois mil agricultores.

Anterior Próximo