quinta-feira - 25/08/2022

Em seu lançamento, projeto “Vida na Praça” atrai bom público a equipamento do Abolição I

Por: Fábio Oliveira

A Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), da Prefeitura de Mossoró, deu início na noite desta quarta-feira (24) ao projeto “Vida na Praça”, programa que visa beneficiar a população com atividades físicas, através da dança e treino funcional. O projeto, que terá atuação itinerante, contemplou em sua estreia a Praça Jornalista João Gomes Filho, mais conhecida como Praça do Portal do Saber, no bairro Abolição I.

Dezenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, utilizaram o equipamento público para participar das atividades sob a orientação de profissionais e estagiários de Educação Física.

“É uma alegria, uma satisfação pra gente. É tudo de bom. Era o que a gente estava esperando para se movimentar, porque a gente só tinha a caminhada”, declarou a diarista Divaneide Gomes, moradora do Abolição I, e que optou pelo treino funcional. A atividade ajuda no aumento da capacidade cardiorrespiratória, fortalecimento dos músculos, entre outros benefícios.

Divaneide Gomes: "Era o que a gente estava esperando"

Enquanto um grupo se dedicava à atividade funcional, no setor onde ficam os aparelhos de musculação, outra parcela do público ocupou a quadra de esportes para acompanhar a aula de dança.

Esse grupo revelou-se bastante variado em sua faixa etária, reunindo desde adolescentes a pessoas da terceira idade, como o senhor José Mário, que se viu atraído pelos movimentos ritmados por música e orientados pelo instrutor da noite. “É ótimo. É um bom projeto porque reúne idosos e jovens que ficavam sem atividades físicas. Novos projetos, novos momentos para todo mundo”, avaliou o pensionista de 66 anos de idade.

José Mário, 66 anos: "O projeto reúne idosos e jovens que estavam sem atividade física".

E, de fato, a dança reuniu o maior número de praticantes, mostrando que a atividade é uma das preferidas para quem busca saúde aliada à diversão. “Eu gosto muito de dança. É muito divertido pra mim. Me senti muito bem e fiquei até surpresa com a chegada desse projeto porque estava almejando muito por esse momento. Estava precisando”, falou entusiasmada a diarista Fátima Araújo, também residente do Abolição I.

A diarista Fátima Araújo: "Estava almejando muito por esse momento"

O titular da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, Júnior Xavier, esteve acompanhando o primeiro dia do projeto “Vida na Praça” e se mostrou feliz com a adesão popular à proposta.

“Este é um programa que tem como finalidade maior proporcionar e incentivar a população à prática da atividade física, que a gente sabe ser de grande importância para a vida do ser humano. E nessa aula inaugural aqui no “Portal do Saber”, vimos que o projeto teve grande aceitação. Vamos chegar a outras praças e bairros, além da zona rural, para que a população tenha acesso aos benefícios dessas atividades”, comentou o titular da Semej.

Secretário Júnior Xavier: "Vamos chegar a outras praças e bairros, além da zona rural"

O Programa “Vida na Praça” acontecerá sempre às quartas e sextas, das 18h30 às 19h30, sendo levado semanalmente às praças públicas distintas, nos mais diversos locais da zona urbana e rural.

Nesta sexta-feira (26), o projeto chega à Praça Deputado Antônio Florêncio de Queiroz, a praça da UPA do Alto de São Manoel.