segunda-feira - 02/02/2026

Em cinco anos de atuação, Patrulha Maria da Penha registra zero feminicídio entre mais de 900 mulheres assistidas em Mossoró

Por: Italo Bruno

Fotos: Lucas Bulcão e Walmir Alves (Secom/PMM) Fotos: Lucas Bulcão e Walmir Alves (Secom/PMM)

Há cinco anos, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Mossoró vem transformando realidades, protegendo vidas e fortalecendo a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Criada em 7 de dezembro de 2020, a iniciativa já acompanhou 916 mulheres até dezembro de 2025, com um resultado expressivo, nenhum caso de feminicídio entre as assistidas.

A comandante da GCM, Gabriela Saiara, destaca que os números representam muito mais do que estatísticas. “Esses dados não são só números, são vidas, são histórias, são mulheres que tiveram suas vidas alcançadas pelo poder público e conseguiram continuar vivendo em segurança. O fato de termos zero feminicídios entre as acompanhadas mostra que o trabalho preventivo e o acompanhamento contínuo estão, de fato, protegendo essas mulheres”, afirmou.

Além do atendimento direto às ocorrências e do acompanhamento das mulheres com medidas protetivas, a Patrulha atua fortemente na educação e na prevenção. A presença constante em campanhas como o “Agosto Lilás”, além de ações em escolas, unidades de saúde e empresas, reforça a conscientização e o combate à violência de gênero ao longo de todo o ano.

Para a GCM Navegantes Lima, integrante da Patrulha, os resultados são motivo de celebração, mas também de responsabilidade. “Há cinco anos a Patrulha Maria da Penha vem exercendo um excelente trabalho em Mossoró. Os dados reforçam a importância e a valorização dessas mulheres. A Guarda Municipal está sempre de prontidão para atender quem precisa”, destacou.

O trabalho, no entanto, não é feito de forma isolada. A comandante Saiara enfatiza que os avanços são fruto de uma atuação integrada. “Esse resultado é construído com o Poder Judiciário, Ministério Público, Assistência Social, Saúde, Polícia Civil e Militar. É uma rede articulada que garante proteção, acompanhamento e acolhimento às mulheres”, pontuou.

A Patrulha Maria da Penha funciona 24 horas por dia e conta com duas viaturas, uma destinada ao atendimento de ocorrências e outra voltada ao acompanhamento das assistidas. Em situações de urgência, a população pode acionar o WhatsApp (84) 98631-7000, ou o número 153, a ligação é gratuita.

Tags:
Anterior Próximo