terça-feira - 25/05/2021

Eleições dos Conselhos Escolares são realizadas em duas unidades municipais de ensino

Por: DIRETI

As eleições dos Conselhos Escolares de duas unidades de ensino da rede municipal são realizadas nesta terça-feira (25). O pleito virtual é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE). O Ministério Público do Rio Grande do Norte acompanha as votações virtuais.

A eleição envolve a Escola Municipal Francisco de Assis Nogueira em virtude da desvinculação da Escola Municipal Jerônimo Rosado do núcleo, ficando nucleadas a Escola Municipal Francisco de Assis Nogueira e a Escola Municipal Luíza de Almeida Gomes.

A votação virtual também está sendo realizada para Unidade de Educação Infantil (UEI) Amélia Ferreira por não ter sido realizada a eleição em 2019, mas o motivo da falta de eleição não foi alegado pela gestão anterior. Um trabalho de orientação, estudo e sensibilização do GAFCE foi necessário para que esta eleição ocorresse.

O processo eleitoral ocorre na modalidade virtual devido à pandemia da Covid-19. Esse processo é composto de três fases, com o seguinte cronograma: a) 1ª fase: preparação para a eleição (22/04/2021 a 21/05/2021); b) 2ª fase: eleição e apuração dos votos (25/05/2021); c) 3ª fase: posse dos Conselheiros Escolares (31/05/2021).

A eleição para o cargo conselheiro escolar está sendo realizada nesta terça-feira, das 08h às 16h pelo Google Meet que deverá ser filmada e facultado o voto pelo Google formulário. A comissão eleitoral acompanha a votação na plataforma aberta para a comunidade escolar.

Os candidatos mais votados para cada segmento serão considerados eleitos conselheiros escolares (Titulares) de acordo com número de vagas, sendo o segundo mais votado conselheiros escolares (Suplentes). Em cada unidade de ensino são sete conselheiros titulares e sete conselheiros suplentes.

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Educação, tem sempre apoiado e monitorado os Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino para que se respeite a democracia.