segunda-feira - 24/06/2019

EJA da E. M. Celina Guimarães transforma vidas na comunidade do bairro Barrocas

A Escola Municipal Professora Celina Guimarães, do bairro Barrocas, além de oferecer o Ensino Regular do Fundamental (do 1º ao 9º Ano) oferece também o ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta modalidade são aproximadamente 150 alunos com distorção de idade na série e que estão concluindo o Ensino Fundamental. E desse número 5 estudantes conseguiram aprovação para o curso técnico de Edificações do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

“Estamos muito orgulhosos com esse resultado. Por trás de tudo isso há histórias de vidas de pessoas que por motivos diversos largaram os estudos no Ensino Fundamental e que agora estão retomando suas vidas com autoestima elevada. Em toda a Rede Municipal de Ensino a Escola Celina Guimarães foi a única a conseguir aprovar alunos para o IFRN nesta última seleção”, comemorou Alyson Melo, diretor da escola.

Francisco Theandro está com 27 anos, é casado pai de família. Parou os estudos no ano de 2007, no 6º Ano do Ensino Fundamental. Parou os estudos para poder trabalhar. Agora ele está priorizando os estudos e em breve será mais um estudante a fazer parte do quadro de discentes do IFRN. “Tive que parar para poder trabalhar e nem sempre é possível conciliar as duas coisas. Mas eu encontrei no Celina Guimarães a oportunidade e sou grato ao diretor e toda a escola por estar sempre nos incentivando a buscar o melhor”, destacou Francisco Theandro.

Francisco Theandro largou os estudos para trabalhar.

Uma outra história de superação é da estudante Ana Cristina. Ela foi casada durante 15 anos e o marido não permitia que ela continuasse estudando. Com o fim do casamento ela voltou para escola e através da EJA está concluindo o Ensino Fundamental e também foi aprovado para o curso de Edificações do IFRN. “Passei por um casamento difícil que me impediu de estudar. O casamento acabou e agarrei a oportunidade que encontrei no Celina Guimarães. Mas nada disso seria possível se não tivesses o empenho de todos da escola”, disse Ana Cristina.

Ana Cristina foi casada 15 anos e foi proibida de estudar.

“Todas essas histórias de superação nos deixam felizes e nos dão a certeza de que os investimentos realizados pela gestão da prefeita Rosalba Ciarlini estão permitindo a transformação de vidas. Precisamos também destacar o empenho da direção da Escola Celina Guimarães. Não basta apenas ter o recurso, é preciso também uma gestão de qualidade para administrar o dinheiro que chega na unidade. Estão todos de parabéns, sobretudo os estudantes que estão alcançando a vitória através da Educação”, parabenizou Magali Delfino, secretária municipal de Educação.