terça-feira - 09/01/2018

Educação entra na penúltima fase das matrículas 2018

Todas as unidades de ensino da Educação Infantil da Rede Municipal estarão abertas nesta quarta-feira, 10, para receber os pais ou responsáveis de crianças com idade para ingressar nas Unidades de Educação Infantil (UEI). O processo é para matrículas de crianças novatas e o prazo segue até o dia 18 de janeiro. Em toda a Rede Municipal de Ensino são 37 UEIs, 35 espalhadas pela zona urbana e 02 nas comunidades rurais da Maisa e Barrinha. A Educação Infantil está dividida em três fases:
  • Berçário: com idade de até 1 ano e 11 meses
  • Creche: de 02 a 03 anos de idade e 11 meses
  • Pré-escola: com 4 anos completos até 31 de março
“Os pais irão procurar a UEI mais próxima de suas casas para matricular seus filhos obedecendo à classificação por idade. A Rede Municipal está pronta para receber todos que a procurarem, mas sabemos que algumas unidades são mais desejadas que outras e por isso temos algumas dificuldades em relação a números de vagas em determinadas escolas. Mas nós asseguramos que nenhuma criança com idades escolar ficará fora da escola por falta de vaga”, disse a secretária Municipal da Educação, Esporte e Lazer, Magali Delfino. A Portaria Nº 024/2017, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), edição 432, do dia 27 de outubro de 2017, estabelece o número máximo de alunos por sala nas fases da Educação Infantil:
  • Berçário: 8 crianças, por professor
  • Creche: 16 crianças, por professor
  • Pré-escola: 25 crianças, por professor
“Esse limite foi estabelecido para atender duas situações importantes. A primeira é para não sobrecarregar o professor e para que ele tenha condições de atender todas as crianças da sala com qualidade e atenção. A segunda é para evitar que determinadas unidades tenham crianças matriculadas além do limite e outras unidades com poucas matrículas. O mais importante é que o pai procure pelas unidades mais próximas de sua casa”, apontou Ecilvia Batista, coordenadora do setor de Registro Escolar.