sexta-feira - 01/10/2021

Educação: discussões sobre atualização de Documento Curricular avançam

Por: Maricelio Almeida

As discussões referentes ao processo de atualização e alinhamento do Documento Curricular da rede municipal de ensino de Mossoró ao Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte seguem avançando. Esta semana, representantes do Comitê Gestor e do Comitê Técnico responsáveis pela condução dos trabalhos se reuniram com Lindemberg Rocha de Oliveira, membro da equipe pedagógica da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RN (SEEC/RN).

O encontro ocorreu no formato híbrido, com os integrantes dos comitês da Secretaria Municipal de Educação (SME) reunidos presencialmente e o representante da SEEC participando virtualmente. “Foi mais um importante momento no processo de atualização e alinhamento do Documento Curricular da rede municipal com o Documento estadual. O professor Lindemberg Rocha nos trouxe referenciais curriculares para subsidiar a ação dos Grupos de Trabalho da Secretaria”, destaca Mauro Marciel, gerente de Planejamento e Avaliação da SME e membro do Comitê Gestor.

A atualização do Documento Curricular, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular, deveria ter ocorrido em 2020, quando o Município assinou acordo de cooperação com o Estado para a implementação da BNCC nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Como isso não aconteceu, a gestão atual retomou o processo. Além das reuniões com os comitês gestor e técnico, encontros específicos dos Grupos de Trabalho também já estão acontecendo.

“Essa etapa que estamos desenvolvendo agora envolve encontros presenciais e não presenciais dos GTs, que estão organizados por áreas de conhecimento e também por etapas de ensino. É um momento importante, porque é a oportunidade dos professores contribuírem nesse processo de construção coletiva do Documento Curricular da rede municipal de ensino”, pontua a professora Gilneide Lobo, gerente pedagógica da SME e coordenadora do Comitê Gestor.

Conforme estabelece a portaria que instituiu o Comitê Gestor, o documento deve ser apresentado em até 90 dias ao Conselho Municipal de Educação, a quem compete a análise e aprovação. “Quando falamos em Documento Curricular, estamos nos referindo ao documento que norteará as práticas educativas nos campos de experiência da Educação Infantil e nas áreas de conhecimento do Ensino Fundamental", complementa Gilneide Lobo.

"Estamos vivenciando importante processo na rede municipal de ensino. Trata-se de um momento de diálogo, troca de saberes, construção colaborativa do documento que norteará o fazer pedagógico em sala de aula. O alinhamento curricular que estamos fazendo é fundamental para que possamos atender ao que a BNCC preconiza, e o formato que adotamos para fazê-lo garante que o documento seja construído de forma participativa e coletiva, de modo que ele resulte das diversas vozes que compõem a nossa rede, atendendo às suas especificidades", conclui a secretária municipal de Educação de Mossoró, Hubeônia Alencar.