quinta-feira - 23/12/2021

Educação cumpre metas de 2021 do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância"

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) cumpriu todas as metas estabelecidas em 2021 pelo projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”, realizado pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Petrobras.

A iniciativa é pioneira no país, contemplando em 2021 quatro cidades do Brasil. A missão do projeto é promover o desenvolvimento pleno das crianças de zero a seis anos, com o propósito de melhorar a gestão da educação por meio da qualificação dos secretários e gestores das secretarias de educação. Para isso, são realizadas mentorias com os secretários e oficinas formativas com os gestores.

“Cumprir as metas propostas nessa importante parceria entre a Fundação Getúlio Vargas, Petrobras e Secretaria de Educação mostra que o trabalho que estamos executando é alicerçado na busca constante pela melhoria na qualidade da educação municipal. Ao longo do semestre, participamos de sessões de mentoria aplicadas pela professora Cláudia Costin, diretora do CEIPE, ex-ministra da Administração durante o governo Fernando Henrique Cardoso, ex-secretária de Cultura do estado de São Paulo e ex-secretária de Educação do município do Rio de Janeiro”, relata Hubeônia Alencar, titular da SME.

O “Qualificação Direta em Primeira Infância” terá duração de três anos. O cronograma de atividades inclui diagnóstico da Educação Infantil e da gestão pedagógica, plano de metas e de formação continuada, realização das ações em escolas-piloto para a implementação de unidades referências em currículo, materiais, formação e avaliação.

“Além da interação com secretarias e experiências de diversas regiões do país, temos a oportunidade de trabalhar a criança na perspectiva integral e integrada, sempre com esse olhar de que o trabalho desenvolvido agora na primeira infância terá, de fato, reflexos na sociedade, nesse adulto que formaremos”, acrescenta Hubeônia Alencar.

Para a gestora do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância” e coordenadora de projetos da CEIPE da Fundação Getúlio Vargas, Nayara de Sousa Araújo, a participação de Mossoró na iniciativa tem sido muito positiva.

“O FGV CEIPE está com Mossoró desde julho deste ano e o trabalho tem sido incrível. O projeto é pensado a partir da realidade de Mossoró e a secretária de Educação Hubeônia e a equipe da Secretaria de Educação estão engajadas, se mostrando sempre abertas e solícitas a desenvolver um trabalho de qualidade voltado à primeira infância. A participação de todos é fundamental para que, conjuntamente, sejam promovidas inovações e melhorias que beneficiem todas as crianças mossoroenses e suas famílias”, disse.

A partir de 2022, o projeto estará presente em uma Unidade de Educação Infantil (UEI) modelo, onde o FGV CEIPE acompanhará a Secretaria em sua implementação. Com base nesse piloto, em 2023 o trabalho se expandirá para mais uma UEI da rede. Todo o material e método desenvolvido no decorrer das atividades ficará com os gestores para que, no futuro, eles possam escalonar o projeto para o restante da rede.