segunda-feira - 29/01/2024

“É um sonho realizado”, diz pai de aluna de escola municipal da zona rural aprovada no IFRN

Por: Maricelio Almeida

O orgulho estampado no rosto do casal Antônio Marcos e Juciele Almeida e de Roberta de Sousa revela a satisfação de ver as filhas Juliane Mirely Almeida e Rhuana Bianca de Sousa aprovadas para os cursos de Edificações e Meio Ambiente integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Juliane e Rhuana são duas das quatro alunas das três escolas municipais da zona rural de Mossoró que tiveram estudantes aprovados no Exame de Seleção 2024 do IFRN.

“É gratificante. A gente que mora no interior sempre tem uma dificuldade de ver uma filha chegar no IFRN. Ela, com o maior esforço, está chegando em um ponto que a gente não esperava. Deus foi generoso e ela conseguiu chegar. É uma satisfação imensa para mim, para a mãe, irmãos. É um sonho realizado”, contou Antônio Marcos, pai de Juliane.

A estudante concluiu o Ensino Fundamental na Escola Municipal Vereador José Bernardo, localizada na comunidade Passagem de Pedra, unidade de ensino que foi completamente revitalizada, proporcionando aos estudantes, desde o início de 2023, após quase 20 anos sem receber nenhuma grande manutenção, uma nova realidade, com mais conforto, salas climatizadas, novos mobiliários e materiais.

Juliane Mirely

O pai da estudante elogia o investimento feito na escola. “Hoje vejo boa administração nos colégios e as coisas mudando, e a gente quer que cada dia avance mais. É gratificante saber que saio para trabalhar e que minha filha e outros estão aqui dentro, em uma escola de qualidade, não é?”, pontuou Antônio Marcos.

Para Juliane Mirely, o que parecia impossível se transformou em realidade. “Para mim, parecia uma coisa impossível, porque passamos por dois anos de pandemia, mas os professores deram um bom suporte. O meu sonho era entrar no IF desde o dia que tive consciência do que era um Instituto Federal. E para mim foi incrível. A escola foi um grande apoio. A expectativa é ter notas boas na escola e avançar”, afirmou.

Rhuana Bianca e a mãe, Roberta de Sousa

Também da Escola Vereador José Bernardo, Rhuana Bianca de Sousa celebra a aprovação para o IFRN. “Os meus professores foram a minha rede de apoio, meus amigos, a escola em si, ela é ótima, tanto a estrutura física, que agora, nesta nova gestão, melhorou, como os professores. Fiquei extremamente feliz, extasiada”, relatou.

Rhuana Bianca

A mãe de Rhuana, Roberta de Sousa, comemora duplamente o resultado: ela é também servidora da Escola Vereador José Bernardo, e ressalta a felicidade em ver a conquista não apenas da filha, mas também de toda a unidade.

“Temos professores muito dedicados, agradeço muito a eles de coração. Eles são nota 10. Essa nova estrutura da escola influenciou, porque é um ambiente melhor, para eles ficarem mais à vontade, as salas todas climatizadas, a biblioteca, a sala de vídeo com datashow, em que eles fizeram muitos projetos, feira de ciências, foi muita coisa boa que fluiu depois da reforma da escola. Vai dar tudo certo, se Deus quiser”, afirmou.

Roberta, Rhuana e a diretora Carmem Maria

Carmem Maria, professora da Escola Vereador José Bernardo, exercendo a função de diretora, destaca o percentual de aprovação entre os alunos que realizaram a prova. “É um momento de muita alegria, porque dessa turma, a gente tinha 13 alunos matriculados, dos 13, três alunas fizeram a inscrição no IFRN, e das três, duas foram aprovadas. É um resultado que a gente destaca o esforço das alunas e também o aparato que a escola oferece, o trabalho realizado pelos professores, o apoio da família, tudo isso contribui”, disse.

Além da Escola José Bernardo, outras duas da zona rural tiveram alunas aprovadas no IFRN: a Jerônimo Rosado, no Piquiri, e Genildo Miranda, no polo Alagoinha. Os equipamentos educacionais celebram a aprovação de Tamiris Nicolle Aquino e Lara Eloá Bezerra, respectivamente.

Tamiris Nicolle Aquino, ao centro - Foto: Divulgação (PMM)

“A minha vaga conquistada no IFRN, vindo de uma escola na zona rural, é especial para mim e para minha família. O meu esforço, o apoio dos meus familiares, professores e os programas realizados pela Prefeitura foram fundamentais, mostrando que o esforço e a determinação nos levam a conseguir os nossos objetivos”, finalizou Tamiris Nicolle.