sábado - 26/03/2022

Drive Thru do “Mossoró Verde” e “RN + Limpo” movimenta Abolição III

Por: Fábio Oliveira

Um dia para promover a consciência ambiental, estimulando a população ao descarte correto de resíduos recicláveis. Assim foi o  drive thru de coleta de recicláveis realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), na avenida Abel Coelho, bairro Abolição III, em frente ao Sindicato dos Bancários.

Durante toda a manhã deste sábado (26), equipes da SEIMURB receberam materiais recicláveis e aproveitaram para distribuir mudas de plantas à população, através do programa “Mossoró Verde”. A ação foi realizada conjuntamente com o programa “RN + Limpo”, que recolhe resíduos eletroeletrônicos e que tem Mossoró como primeiro município a ser contemplado com a ação nessa fase de interiorização do programa.

Todo material sólido recolhido no drive thru é repassado às associações que trabalham com recicláveis no município, além do Albergue de Mossoró (ALBEM), entidade assistencial local.

“A finalidade dessa ação é de estimular as pessoas a contribuírem para uma cidade sem resíduos sólidos. Estamos recebendo papel, papelão, vidros, entre outros, tornando o meio ambiente mais saudável. Ao invés das pessoas descartarem esse material no meio ambiente, como lixões e aterros, que elas possam vir até nós e entreguem esse material que terá uma destinação correta, inclusive gerando receita para famílias que trabalham com a coleta de recicláveis”, explicou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental do Município.

Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental do Município.

A dona de casa Amanda Tâmara atendeu o chamado e levou várias caixas contendo livros que se acumulavam em casa e não tinham mais serventia.

“Fazia tempo que a gente estava querendo descartar, mas não sabia como, até tomar conhecimento dessa ação. Então, a gente aproveitou a oportunidade e veio fazer o descarte correto para manter o meio ambiente limpo. A consciência fala mais alto”, reconheceu Tâmara.

Enquanto alguns descartavam resíduos sólidos, outros passavam no drive thru e garantiam suas mudas de plantas distribuídas pelo programa “Mossoró Verde”.

“Muito bom esse trabalho que estão fazendo de distribuir mudas. Temos uma cidade com uma temperatura muito elevada, então quanto mais arborizada, melhor. Além de termos sombra e ar puro, também aproveitamos a fruta”, justificou o militar da reserva Rodrigues Silva, que aproveitou o drive thru para levar para casa uma muda de sapoti.

A dona de casa Amanda Tâmara levou livros: "Vim fazer o descarte correto"
Militar da reserva, Rodrigues Silva levou muda para casa: "A cidade, quanto mais arborizada, melhor"

Esta foi a segunda edição do drive thru de recicláveis. A primeira foi realizada na semana passada em frente ao Teatro Dix-huit Rosado, no centro da cidade. A ação acontece numa parceria entre Prefeitura de Mossoró, através da SEIMURB; Instituto Lixo Zero Brasil; Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN); Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM); e Associação Reciclando para a Vida (ACREVI).

“Um trabalho importante que a Prefeitura vem realizando, então a CAERN também preocupada com o descarte do óleo residual, que boa parte da população, infelizmente, ainda tem a cultura de descartar nos ralos de esgoto, trazendo prejuízos ao esgotamento sanitário do município, decidiu abraçar esse projeto. Então, todo o óleo residual coletado será destinado à ALBEM e será revertido em recursos para ajudar a própria instituição”, declarou Hilquias Sabino, representando a CAERN e o Instituto Lixo Zero Brasil.

Hilquias Sabino, representa a CAERN e Instituto Lixo Zero Brasil

“Muitas pessoas que contribuem com a entrega de reciclável não sabem, mas esse material um dia retorna para suas casas, pois nós fazemos a coleta, vendemos para a indústria que recicla e vende novamente. Todo esse trabalho gera renda que sustenta dezenas de famílias dos catadores”, explicou Everaldo Fernandes, colaborador da ACREVI, uma das instituições parceiras na ação.