sábado - 13/11/2021

Drive thru de recicláveis mobiliza população em prol do meio ambiente

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) realizou neste sábado (13), em frente ao Teatro Dix-huit Rosado, coleta de materiais recicláveis, iniciativa em formato de drive thru que mobilizou a população em prol da preservação do meio ambiente.

A professora Ana Keila participou da ação, levando ao local da coleta materiais como lixo eletrônico, garrafas PET e caixas de papelão. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Gostaria de que essa iniciativa fosse expandida. Eu já separo o meu lixo para a Coletiva Seletiva e gostei bastante dessa novidade aqui. O meio ambiente, que é a nossa casa, precisa de ações como essa”, disse.

Colaborador do Instituto Lixo Zero, Hudson Toscano também aproveitou a oportunidade para descartar, adequadamente, materiais que tinha em casa e que devem ir para a reciclagem, como garrafas de vidro e latinhas de alumínio.

“Dentro do Brasil, a cultura de não separar os resíduos de uma forma adequada já foi difundida, então a gente realizando esse tipo de atividade começa a fazer um processo de sensibilização na população, para que esses resíduos sejam separados de uma maneira adequada e tenham a sua destinação correta”, comentou.

Além de receber os materiais recicláveis e de óleo de cozinha, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos também realizaram a doação de mudas à população, dentro das atividades que integram a campanha “Mossoró Verde”. “É muito importante essa ação, deveria acontecer mais vezes, porque há muitas pessoas que não têm a oportunidade de pegar a planta, já prontinha, para cuidar do cultivo e do crescimento”, afirmou a agricultora Núbia Maria.

O drive thru de reciclagem compõe o cronograma de ações do programa “Mossoró Limpa, como reforça o titular da Seimurb, Rodrigo Lima, destacando que a intenção da gestão é expandir esse trabalho. “É o primeiro drive thru, estamos aqui dando o pontapé inicial em frente ao Teatro Dix-huit Rosado nessa iniciativa pioneira, mas iremos fazer vários durante esses próximos anos. Hoje a Prefeitura se preocupa muito com essa parte ambiental”, pontuou o secretário.

Gerente de Educação Ambiental do município, Zildenice Guedes reforça a importância da iniciativa. “É uma forma de nós nos mobilizarmos e dizermos para a população que nós estamos preocupados no que diz respeito às demandas dos resíduos sólidos, e também chamar a população para ser nossa parceira, para conhecer a cooperativa e associações, para que possamos construir alternativas e pensarmos numa rota inteligente de resíduos sólidos no município”, disse.

PARCERIA

O drive thru deste sábado (13) contou com parceria de entidades como o Instituto Lixo Zero, Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI) e Albergue de Mossoró (ALBEM). “Estamos aqui com as associações, cooperativas que têm um trabalho importante aqui no município, no que diz respeito à gestão integrada de resíduos sólidos, contamos também com a presença do Instituto Lixo Zero, que vem fazendo um trabalho muito importante na cidade, com o Albem, que está aqui para coletar óleo”, enfatizou Zildenice Guedes.

Presidente da Acrevi, Josefa Avelina parabenizou a iniciativa do município. “É um momento importante para que a sociedade conheça o trabalho dos catadores, que geram renda e contribuem para o meio ambiente, que está pedindo socorro. Temos que fazer a nossa parte, separando o material reciclado, para não chegar nas galerias e nas ruas. Temos que preservar o meio ambiente”, relatou.

O diretor do Albem, José Edson, explicou como se deu a participação do albergue na ação. “A nossa participação aqui é com a campanha ‘O óleo e o bem se misturam’, que já existe há mais de um ano. Recebemos o óleo que seria jogado na rede de esgoto, na pia e transformamos em receita para ajudar a manter o nosso trabalho”, revelou, para finalizar:

“Nós estamos atravessando um dos momentos mais difíceis da natureza. A natureza está reclamando, pedindo socorro, e cabe às instituições, às pessoas entenderem esse recado. Estamos aqui plantando sementes no que diz respeito à reciclagem”, concluiu.