terça-feira - 14/05/2024

Disputas da XXV edição dos Jogos Escolares de Mossoró são iniciadas

Por: Maricelio Almeida

Aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (14), a XXV edição dos Jogos Escolares de Mossoró (JEMs) segue até o próximo dia 29, mobilizando quase 2 mil estudantes de 67 unidades de ensino da cidade. As disputas contemplam 10 modalidades. As partidas de Futsal, Badminton e Voleibol de Duplas, por exemplo, já começaram.

A aluna Eloá Ellen, da Escola Municipal Maurício Fernandes, participa pelo segundo ano consecutivo dos JEMs. Na edição de 2023, ela conquistou o segundo lugar em sua categoria na modalidade Voleibol de Duplas. “No passado gostei bastante, aprendi muito, fiquei muito nervosa, mas agora estou mais livre e solta, espero que seja bom o jogo de hoje. Não é só jogar e ganhar, é também saber perder”, disse.

Eloá e Tainá

Parceira de Eloá Ellen, a estudante Tainá Gomes também fala sobre suas expectativas para este ano. “Estou um pouco mais calma e espero ganhar esse ano também, seja ouro, prata, ou bronze, porque como minha amiga disse, tem que não só saber vencer, mas também saber perder, porque o vôlei é diversão também”, enfatizou.

A presença da família é um diferencial para os atletas que estão em campo e nas quadras. Jéssica Maria é mãe de Wesley Vinícius, aluno da Escola Municipal Maurício Fernandes, e fez questão de acompanhar o filho em sua estreia nos JEMs. “É um grande prazer ver nossos filhos participando do esporte, é uma satisfação. Creio que ele vencerá. A Prefeitura está fazendo sua parte”, afirmou.

Jéssica Maria

Estudante do Colégio Alvorecer, Emilly Karoline também está estreando nos JEMs. “Fiquei super nervosa, até porque é meu primeiro jogo, mas foi uma experiência ótima, apesar da derrota, até porque eu acho que o trabalho em equipe é o mais importante”, disse.

Professor de Emilly, Alex Melo reforça a importância da competição para a integração dos alunos e de toda a comunidade escolar. “Estamos com 22 alunos e essa competição é muito importante para trabalhar os valores do esporte, trabalho em grupo. O esporte é primordial no âmbito escolar, e são esses momentos que marcam a vida deles como atletas, então é algo muito importante para o aluno e também para nós, professores”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO

Nesta quarta-feira (15), tem início as disputas de Atletismo, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), às 8h. Na quinta-feira (16), começam os jogos de Basquete, a partir das 8h, no Ginásio Poliesportivo Padre Sátiro Cavalcanti Dantas (Carecão), do Colégio Diocesano Santa Luzia. No dia 20 de maio, os estudantes inscritos na modalidade Futebol entram em campo pela primeira vez, na Ufersa, às 7h30.

Os jogos de Voleibol Indoor também começam no dia 20, às 7h30, no ginásio do Colégio Pequeno Príncipe (CPP). Haverá ainda disputas de Xadrez, a partir das 7h30 do dia 21, na Escola Municipal Maurício Fernandes; Handebol, a partir do dia 22, no Carecão, às 7h30, e Karatê, no dia 25, às 9h, no Carecão.