quarta-feira - 29/03/2023

Diretores de UBSs recebem treinamento em sistemas de Ouvidoria

Por: Fábio Oliveira

A Prefeitura de Mossoró realizou nesta quarta-feira (29) treinamento com diretores de Unidades Básicas de Saúde em sistemas de Ouvidoria. A capacitação aconteceu na sede da Ouvidoria-Geral do Município e contou com a participação da ouvidora-geral Janaína Holanda, a ouvidora do SUS, Cleide Regina, além da diretora do Departamento de Atenção Primária em Saúde, Aryadna Teixeira, e a gerente-executiva da Atenção Primária em Saúde, Máxima Miliane.

Os diretores foram divididos em duas turmas e a capacitação aconteceu nos períodos da manhã e tarde. Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas a fluxos de atendimento, processos administrativos e resposta aos usuários. Os dirigentes tiveram a oportunidade de entender o trâmite dos processos e tirar dúvidas para desenvolvimento de suas funções junto à Ouvidoria do Município. Os diretores também receberam informações dos setores jurídico e RH da Secretaria de Saúde.

“Foi um momento importante porque os diretores entenderam o processo das demandas, desde o recebimento das manifestações ao retorno aos usuários. Esperamos que agora o processo flua com mais rapidez e eficiência”, destacou a ouvidora Cleide Regina.

Diretora do Departamento de Atenção Primária em Saúde, Aryadna Teixeira ressaltou a importância do trabalho integrado das ouvidorias com a Secretaria de Saúde. “Muito importante essa iniciativa da Ouvidoria. Avaliamos que os diretores se sentiram acolhidos e entenderam suas responsabilidades enquanto ente público”, ressaltou.

A servidora Rita de Cássia, diretora da UBS Chico Costa, aprovou o encontro. “Eu tinha outra percepção do trabalho da Ouvidoria e hoje entendi sua função e vejo a importância de respondermos no prazo as manifestações que chegam do cidadão. É muito bom ser ouvida, trabalhar com transparência, então vamos fazer a nossa parte”, disse.

O treinamento faz parte de uma série de ações articuladas que a Ouvidoria-Geral do Município vem realizando para ampliar a qualidade do fluxo de atendimento entre o usuário e os órgãos da administração municipal. A ideia é responder com maior rapidez e resolutividade as demandas que chegam via sistema.

“Estamos realizando visitas técnicas, treinamentos, atendimento individualizado visando dar mais resolutividade às demandas que nos chegam. Queremos que o cidadão tenha resposta efetiva no menor espaço de tempo e de forma eficiente”, falou a ouvidora-geral Janaína Holanda.

O cronograma de treinamentos da Ouvidoria prosseguirá com profissionais da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde e em seguida servidores das demais secretarias do Município.