terça-feira - 11/10/2022

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: encontro debate alimentação na prevenção ao câncer de mama

Por: Edinaldo Moreno

A data 11 de outubro é marcada como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. E para marcar este dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Gerência Executiva de Educação em Saúde, promove nesta quinta-feira (13) ciclo de discussões sobre alimentação na prevenção ao câncer de mama. O tema da discussão é “a obesidade como um fator de risco”.

O evento será realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Sumaré, a partir das 14h30, e tem como público-alvo as mulheres do território abrangido pelo equipamento. Essa atividade faz parte das ações do "Outubro Rosa", campanha que visa conscientizar sobre o combate ao câncer de mama e câncer do colo do útero e será realizada durante todo o mês em outros equipamentos do Município.

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. É uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.

Estima-se que em Mossoró cerca de 40% da população adulta assistida pela Atenção Primária à Saúde tem algum grau de obesidade. Diante desse contexto, diversas ações são desenvolvidas pelo serviço público municipal. Entre elas, está o programa "Crescer Saudável", que visa orientar crianças de até 10 anos de idade sobre a importância de alimentação saudável e a prática de atividade física regular.

O programa tem por objetivo realizar a busca de crianças obesas dentro da escola, para que as mesmas sejam acompanhadas adequadamente pelos serviços de saúde. Esse tema ("Outubro Rosa") é importante de ser discutido sempre, porém em outubro estamos promovendo esse ciclo de discussões, pois a obesidade é o principal fator de risco para 12 tipos de câncer.

Mossoró também conta com um centro de apoio ao controle da obesidade. Ele conta com uma equipe multidisciplinar, onde os usuários tem um suporte para melhorar a qualidade de vida e reduzir o grau de obesidade do paciente. O público assistido é de adolescentes a partir de 14 anos, adultos e idosos, com IMC acima de 25kg/m² com comorbidades  ou obesidade com IMC ultrapassando 30kg/m². Diante do contexto, a campanha do "Outubro Rosa" 2022 abrangeu o tema obesidade como um fator de risco ao desenvolvimento do câncer.