terça-feira - 13/08/2019

Dia Nacional da Juventude é comemorado amanhã com programação especial

O dia 12 de agosto foi o Dia Nacional da Juventude. Para comemorar da data, neste dia 14, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude vai realizar, através da Comissão Intersetorial Selo Unicef- Edição 2017/2020 e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), o evento Jovem e Cidadania   – Promovendo a educação para a cidadania democrática, na Escola de Artes, das 13h às 17h.

O evento é uma ação do Selo UNICEF, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); objetivando  a participação cidadã dos adolescentes e jovens, onde eles encontrarão apoio para o desenvolvimento de competências, como a identidade, a autonomia e interação, bem como o fortalecimento  das capacidades na promoção de mudanças positivas em sua vida e no município, no foco das políticas públicas de educação e profissionalização.

“Vamos contar com a participação de jovens acompanhados pelo o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Barrocas, Bom Jardim e Casa de Nossa Gente do Boa Vista”, explicou o articulador do NUCA, Heverton Cândido.

Além destes terá a participação do Grupo de Dança da Escola de Artes de Mossoró, um Workshop sobre Qualificação e Mercado de Trabalho, com Fabrícia Ariadina da Casa do Menor Trabalhador e CRAS São Manoel.

Na programação ainda haverá oficina de Elaboração e revisão de currículo, com Lucas Paiva, Gerente do IEL; Workshop com tema “O que o Mercado de Trabalho espera de você”, ministrado pela equipe do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Os participantes também contarão com estandes do Geração de Oportunidades, Projeto Estação Juventude, emissão de Cartão SUS, orientação sobre saúde bucal, orientação sobre saúde sexual e reprodutiva, Emissão do título eleitoral: TRE/RN,  Faculdade Católica, apresentações culturais, gincana recreativa e aula de dança – “VIVA À VIDA”- Proteção Social Básica.

*Recepção musical (13h): José Carlos Jr. (CASA DO MENOR TRABALHADOR).

*Abertura: (13h30): Jovens Empreendedoras: AS TRÊS MARIAS – ZONA RURAL de Mossoró (DOCUMENTÁRIO).

* Grupo de Dança – CRAS Barrocas/NUCA

* Grupo de Dança da Escola de Artes de Mossoró.

*Apresentação cultural (14h30): Companhia Teatral Estrela da Saúde (AGENTES DE SAÚDE-SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE). Espetáculo: PREVENÇÃO ÀS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.

*Início das atividades (15h).

*WORKSHOP (SALA 1): “Qualificação e Mercado de Trabalho”. Fabrícia Ariadina - Assistente Social: (Casa do Menor Trabalhador e CRAS São Manoel). *Oficina: “Elaboração e revisão de currículo”. Lucas Paiva – Gerente do IEL.

*WORKSHOP (SALA 2): “O que o Mercado de Trabalho espera de você”. Fernanda Lopes - Centro de Integração Empresa-Escola.

*Gincana recreativa e Aula de Dança (16h30). Proteção Social Básica/Viva a Vida.

*Encerramento (17h).