sexta-feira - 14/11/2025

Dia Mundial do Diabetes: quase duas mil pessoas são assistidas pela Prefeitura no cuidado com a doença

Por: Larissa Maciel

Foto: Wilson Moreno/SECOM Foto: Wilson Moreno/SECOM

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e as equipes EMulti de Mossoró atuam de forma integrada à Estratégia de Saúde da Família diariamente para qualificar o cuidado das pessoas com diabetes e hipertensão no território.

Conforme o Ministério da Saúde, diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo, podendo causar o aumento da glicemia e levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabete pode levar à morte.

Dados da Sociedade Brasileira de diabetes apontam que atualmente existem no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. No município, 1.667 pessoas são cadastradas para acompanhamento e atendimentos pela insulina análoga. Até hoje, 42.590 unidades da Glargina/basaglar foram entregues a população, além de 20.321 do tipo novorapid e 2.396 do tipo Tresiba. 

Foto: Wilson Moreno/PMM

O trabalho da SMS envolve apoiar as equipes básicas na avaliação clínica ampliada, no acompanhamento compartilhado dos usuários, na educação em saúde e na orientação para hábitos de vida mais saudáveis. Profissionais como nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais contribuem diretamente para o manejo adequado das condições crônicas, favorecendo o autocuidado, a adesão ao tratamento e a prevenção de complicações.

"Hoje, Dia Internacional do Diabetes, Mossoró atende mais de 1.600 pessoas por mês, distribuindo dentro do programa de insulinas, insulinas de ação rápida e de ação lenta. Neste ano, já foram distribuídas mais de 45 mil canetas de ação lenta e mais de 20 mil canetas de ação rápida. Se você precisa de atendimento, procure uma unidade básica de saúde para ter seu acompanhamento com o médico da unidade e também encaminhamento para o endocrinologista que atende na atenção especializada", declara Morgana Dantas, secretária de Saúde. 

Essas ações fortalecem a linha de cuidado no município junto à população, ampliando a resolutividade dos serviços com atenção mais completa e humanizada de forma contínua com o diabetes e hipertensão acompanhadas na rede de saúde de Mossoró.

A Secretaria de Saúde reforça que após qualquer aparecimento de algum dos sintomas como fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes, fraqueza, náusea, visão embaçada e formigamento nos pés e mãos é fundamental que o paciente procure um serviço de saúde para dar início ao tratamento.

Tags:
Anterior Próximo