sexta-feira - 06/06/2025
Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado em 7 de junho
Por: Edinaldo Moreno
Em 2025, comemora-se a 7ª edição do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (DMSA), com o tema “Segurança dos alimentos: A ciência em ação”. A data tem o objetivo de conscientizar a população e promover ações concretas para prevenir, detectar e controlar os riscos transmitidos por alimentos, promovendo, assim, a saúde humana, o comércio seguro, a agricultura responsável e o desenvolvimento sustentável no mundo.
Neste sentido, os órgãos de fiscalização sanitária devem desenvolver suas ações na perspectiva de proporcionar o consumo de alimentos seguros. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), dos produtos de origem animal e vegetal, é o órgão responsável por inspecionar e fiscalizar a produção de produtos de origem animal (como carne, leite, ovos, mel, pescados e seus derivados) e produtos de origem vegetal (bebidas alcoólicas e não alcoólicas) no âmbito do município de Mossoró.
“O SIM garante que esses produtos sejam seguros, higiênicos e próprios para o consumo humano, além de estarem conforme a legislação sanitária”, explicou a diretora do órgão, Allany Medeiros. O SIM atua principalmente na fiscalização sanitária de estabelecimentos que processam produtos de origem animal e vegetal, autorizando a comercialização desses produtos dentro do município.
Além disso, emite o selo de inspeção (selo SIM) que certifica que o alimento foi inspecionado e está apto para consumo. Realiza também atividades de educação sanitária junto a consumidores, produtores e comerciantes, promovendo boas práticas de fabricação. Atua ainda nas ações de combate à clandestinidade, proporcionando dessa forma apoio ao desenvolvimento local, favorecendo a regularização de pequenas agroindústrias familiares.
Durante os primeiros cinco meses do ano foram realizadas 22 inspeções nas empresas fiscalizadas/inspecionadas pelo SIM. Além disso, rotineiramente o Serviço desenvolve ações de educação sanitária nos supermercados da cidade, orientando os consumidores sobre a importância do consumo seguro de alimentos através do carimbo da inspeção que consta nos rótulos dos produtos de origem animal e vegetal. De acordo com levantamento dos dados obtidos pelo SIM, em média 350 pessoas já foram orientadas sobre essa questão nos primeiros meses desse ano.
Além dessas ações, o SIM também realizou uma barreira sanitária de fiscalização em trânsito dos alimentos de origem animal e vegetal, onde foram apreendidos cerca de 200 kg de carne sem registro nos órgãos de inspeção. Essa carne apreendida foi descartada e consequentemente evitou que o consumo arriscado desse produto pudesse chegar à mesa do consumidor.
“Ações como essa visam garantir o consumo seguro de alimentos por parte da população e contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva em nosso município”, completou.