sexta-feira - 30/09/2022

Dia 30 de setembro celebrado em Mossoró com o Cortejo da Liberdade

Por: Thiago Braga

Nesta sexta-feira (30), feriado da Abolição da Escravatura em Mossoró, grande público compareceu à avenida Rio Branco para prestigiar o Cortejo da Liberdade. O desfile marcou o encerramento das comemorações do Mês da Liberdade no município.

O Cortejo da Liberdade levou para o Corredor Cultural quatro momentos: cívico, militar, cultural e comemorativo. O evento foi aberto com a apresentação da Banda de Música Arthur Paraguai e ainda contou com as participações de escolas e unidades de educação infantil da rede municipal, forças de segurança e SAMU.

O momento cultural destacou fatos históricos de Mossoró, a exemplo do Motim das Mulheres; Abolição da Escravatura; Resistência ao Bando de Lampião; Primeiro Voto Feminino da América Latina, entre outros. Já o desfile comemorativo trouxe para a avenida apresentações de grupos enaltecendo nossa arte e cultura.

“Hoje nós estamos encerrando a programação do Mês da Liberdade com o cortejo. Um evento tradicional realizado no dia 30 de setembro, feriado em Mossoró, relacionado à libertação dos escravos cinco anos antes da Lei Áurea. Toda programação do mês de setembro retrata os fatos relacionados à liberdade”, elencou Etevaldo Almeida, secretário municipal de Cultura.

Mossoroenses, orgulhosos da história de liberdade e pioneirismo, compareceram em bom número ao Corredor Cultural. "É uma data muito importante para a história de Mossoró. É bem emocionante, porque a minha filha vai dançar, desfilar. Então é muito importante para a gente prestigiar", disse a dona de casa Gildete Silva.

“É uma data muito importante. É um marco na história de Mossoró, onde muitos mossoroenses celebram. Estive também assistindo ao ‘Auto da Liberdade’ que é muito importante para a nossa cultura e para que todos possam conhecer a história de Mossoró”, declarou Michele Praxedes, assistente administrativa.

Neste ano, a Festa da Liberdade trabalhou a temática dos elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. “Nós realizamos um balanço muito positivo com um público recorde acompanhando o 'Auto da Liberdade', na Estação das Artes. Hoje, mais uma vez, um público significativo, fechando a programação com quatro momentos", frisou Etevaldo Almeida.