quinta-feira - 01/02/2024

Detran, Cetran e Prefeitura discutem estratégias de segurança viária

Por: Italo Bruno

Em um encontro voltado para o aperfeiçoamento da mobilidade urbana e da segurança viária no município, a Prefeitura de Mossoró, através da sua gerência de trânsito, realizou uma reunião estratégica com representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). O encontro, que aconteceu nesta quinta-feira (1º), teve como objetivo discutir medidas efetivas para aprimorar o fluxo de veículos e promover a segurança de condutores, pedestres e ciclistas em nossa cidade.

Na ocasião, diversos temas relacionados ao trânsito municipal foram abordados, incluindo a análise de pontos críticos, a implementação de novas medidas de modernização e a avaliação da eficiência de plataformas já em execução. O momento também serviu para o levantamento de estatísticas e a discussão de parcerias e projetos visando a melhoria do tráfego viário no município.

“Nosso setor tem a responsabilidade de acompanhar o funcionamento dos órgãos, departamentos municipais e estaduais de trânsito, na defesa da vida e, acima de tudo, a integridade das pessoas. Aqui algumas tratativas foram feitas hoje sobre a questão da conveniência para a cidade, a questão da perspectiva de audiências públicas para fortalecer o trabalho de preservação das vidas no município de Mossoró, como também avaliar algumas ferramentas que têm sido desenvolvidas, e com isso tem dado maiores resultados aqui para a gestão. Abordamos também estratégias para a necessidade de ciclofaixa com a participação e integração do pessoal da comunidade ciclista, contribuindo para termos sustentabilidade e mobilidade mais ativa no município”, frisou o presidente Cetran/RN, Harinson Almeida

A implementação das melhorias segue acompanhando a constante avaliação periódica das medidas adotadas. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em promover uma cidade mais acessível, transitável, segura e alinhada com as melhores práticas de gestão de tráfego.

Além do presidente do Cetran/RN, também estiveram no encontro: Rosevane Barreto (conselheira do Detran), Misael Gadelha (engenheira de Trânsito do Detran), Décio Pereira (membro conselheiro do Detran) e Luís Correia (diretor de Mobilidade Urbana do município).

“Mossoró é uma pauta importante, nossa cidade é uma referência na perspectiva de mobilidade no Estado, portanto tivemos aqui uma discussão significativa com a presença do presidente do Cetran e de conselheiros, dentre esses conselheiros, pessoas do Detran e representantes das pessoas que utilizam a bicicleta como modalidade de transporte. Aqui a pauta principal é a segurança, dar atenção em especial às garantias constitucionais do direito de ir e vir, mas na perspectiva de que a pessoa transite com segurança, e assim possa ir, mas retornar para casa, onde seu familiar está lhe aguardando”, enfatizou, Luis Correia.