quinta-feira - 15/03/2018

Desenvolvimento Social retoma atividades do Núcleo de Cidadania de Adolescentes

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude está retomando os trabalhos do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA). O programa, que é realizado pelos municípios em nível nacional, executa atividades de protagonismo juvenil para a cidadania, dentro dos requisitos para o Selo Unicef. Em Mossoró estava parado desde 2016. A gerente da Proteção Social Básica explica que as atividades devem abranger além de encontros nos equipamentos, propostas de inserção dos adolescentes à cidadania. “Vamos levar os jovens para ações de cidadania, como audiências na Câmara. Os grupos estarão caracterizados com fardamento específico”, destacou. Ela ressalta ainda que nos equipamentos sociais já existe um trabalho de articulação e fortalecimento de vínculos com a juventude, mas que o NUCA será estabelecido em cada equipamento quando o grupo chegar a um número mínimo de 16 componentes. “Já temos um planejamento das atividades para este primeiro semestre, com atividades que também incluem torneios esportivos”, continuou. De acordo com o estatuto do Programa, os grupos devem discutir questões importantes para o seu desenvolvimento, programar ações e levar suas reinvindicações à gestão pública municipal. A participação cidadã de adolescentes é ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades. O Núcleo de Cidadania de Adolescentes pode reunir adolescentes de diversas localidades do município, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos.