quarta-feira - 07/04/2021

Desenvolvimento Social articula ações para início das atividades do Escritório Social

Por: Comunicação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) iniciou reuniões para fortalecer parcerias para o início das atividades do Escritório Social em Mossoró. Na última terça-feira, 6, a equipe teve um encontro com a coordenadoria de saúde da Penitenciária Mário Negócio.

A assistente social do projeto, Renata Mota, destacou que essas reuniões servem para o estreitamento das relações entre as entidades para a obtenção das informações das pessoas egressas do sistema prisional, que será o público-alvo das ações do Escritório Social.

“A gente precisa estreitar relações com o sistema penitenciário. Vamos precisar muito desse contato porque não temos como obter informações quando o egresso sai e saber e identificar as principais demandas e a partir de então ter alguns direcionamentos para facilitar o nosso trabalho”, explicou.

Renata Mota ressalta ainda que esse mês de abril é para o planejamento, que inclui visita aos parceiros. A assistente social também lembra que a equipe já recebeu demandas e já entrou em contato com os solicitantes.

“A gente já recebeu algumas demandas e estamos tentando contato com esse pessoal. Essas instituições que a gente está visitando elas serão nossas principais formas de localizar esses usuários. A Mário Negócio, a Onofre (Cadeia Pública) vai também nos ajudar no sentido de encaminhar eles para o Escritório Social. Então essas visitas tem esse objetivo”, disse.

Reunião com coordenadoria de saúde da Mário Negócio aconteceu nesta terça-feira. Foto: Cedida

Renata Mota diz que a intenção da Secretaria de Desenvolvimento Social é iniciar os atendimentos no Escritório Social no final desse mês de abril e início de maio.

“A gente ainda não atendeu nenhum egresso, porque a gente estava nesse processo de planejamento, de visitar o serviço para que eles possam encaminhar ele para o Escritório e a gente planejou que nesse mês de abril a gente faria essas visitas com os parceiros. A nossa intenção é que já no finalzinho de abril para o início de maio já estejamos atendendo”, concluiu.

O equipamento atenderá à pessoa que deixa o sistema prisional, assim como seus familiares, para dar acesso à rede de serviços de apoio em áreas como qualificação profissional, moradia, documentação e saúde. A equipe técnica será composta por coordenadora, assistente social, psicólogo e um bacharel em Direito.

A medida objetiva à ressocialização de apenados do sistema penitenciário de Mossoró, ou seja, aquelas pessoas que estão saindo do sistema prisional ou estão prestes a saírem e precisam ter uma equipe que trabalhe a garantia de direitos dessas pessoas. É facultativo ao apenado participar do programa.

Tags:
Anterior Próximo