segunda-feira - 15/09/2025

Defesa Civil reforça orientações sobre riscos e prevenção de queimadas

Por: Italo Bruno

Foto: Divulgação/PMM Foto: Divulgação/PMM

A Defesa Civil de Mossoró tem reforçado as orientações à população diante do aumento de focos de queimadas nos últimos dias. No período de estiagem, a baixa umidade e as altas temperaturas favorecem a propagação do fogo, trazendo riscos à saúde e ao meio ambiente. Nesse contexto, é essencial que cada um colabore, evitando atear fogo, descartar lixo de forma irregular ou realizar queimadas, práticas que podem ampliar os riscos de incêndios.

Conforme a Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem), a Defesa Civil atua de forma integrada, com órgãos como Corpo de Bombeiros, brigadas voluntárias, órgãos ambientais, além de setores de saúde. O trabalho envolve desde o monitoramento de focos até a logística de apoio durante ocorrências, sempre priorizando a proteção em geral.

O coordenador de Monitoramento e Desastres da Defesa Civil, João Victor, destacou a importância da prevenção. “A gente reforça que a Defesa Civil atua principalmente na coordenação, prevenção e resposta conjunta. Realizamos campanhas, orientamos a população e monitoramos condições climáticas. No caso de incêndios, além de acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, trabalhamos quando necessário no isolamento da área, na retirada de pessoas em risco e no apoio logístico às equipes em campo, incluindo também o suporte de carro-pipa”, explicou.

A prevenção é umas das principais armas contra esse tipo de situação. Entre as medidas estão o cuidado com práticas agrícolas seguras, a denúncia de focos de incêndio e a atenção redobrada em áreas de vegetação seca. A população também pode contribuir evitando a queima de lixo, resto de poda ou qualquer tipo de material inflamável, que pode resultar em queimadas.

Por isso, em caso de fumaça ou focos de incêndio, a população deve acionar imediatamente os canais de emergência: o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199, garantindo uma resposta sempre rápida a população.

 

Tags:
Anterior Próximo