segunda-feira - 01/03/2021
Defesa Civil intensifica monitoramento de regiões críticas de alagamentos
Defesa Civil está intensificando o monitoramento de locais mais vulneráveis a alagamentos. O trabalho preventivo visa minimizar os impactos causados pelas chuvas.
Por: Solange Santos
Com o início do período chuvoso, a Defesa Civil está intensificando o monitoramento de locais mais vulneráveis a alagamentos. O trabalho preventivo visa minimizar os impactos causados pelas chuvas. A Defesa Civil realiza um trabalho coletivo, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, agentes de trânsito e Guarda Civil Municipal.
“Nós estamos trabalhando para diminuir os impactos causados pela chuva. A nossa equipe está diariamente monitorando pontos de alagamentos, esse trabalho acontece na área urbana e rural. Nosso principal objetivo é fazer esse monitoramento e caso precise, vamos acionar nossos parceiros para intervir. O principal problema dos alagamentos na cidade é por conta da grande quantidade de lixo acumulado nos bueiros, córregos e galerias”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Alcivan Gama.
Na região ribeirinha o monitoramento acontece com mais intensidade. Até o momento o nível do rio permanece baixo, sem necessidade de alerta. Os profissionais fazem o acompanhamento do nível do rio diariamente, realizando um trabalho preventivo.
“Acompanharmos o aumento do nível do rio pela régua que mede o nível da água, localizada nas proximidades da ponte do centro, sentido Alto de São Manoel/Centro, também fazemos o monitoramento visual, principalmente na região do Alto da Conceição, já que como não sabemos como está o assoreamento do rio, precisamos ver in loco como está se comportando a chegada das águas da região daqueles municípios”, ressaltou Gama.
“Além do monitoramento das áreas de riscos na região ribeirinha, onde observamos vários pontos com acúmulo de entulhos e lixo, o que se tornaria um potencializador do processo de alagamento daquela área, seguimos diariamente fazendo o monitoramento do nível do rio, para que possamos emitir um sinal de alerta caso ocorra um aumento considerável das águas do rio e que possam acarretar prejuízos para os moradores”, disse Alcivan Gama.
O diretor operacional da Defesa Civil, Leonardo Martins, destaca as ações que ocorrem no município. “Já realizamos diversas visitas a pontos críticos na cidade, um deles é o canal do Bom Jesus. Quando chegamos na localidade encontramos o canal totalmente obstruído, acionamos a equipe de infraestrutura e serviços urbanos. A equipe rapidamente atendeu nosso chamado e fez a limpeza do canal. Com as primeiras chuvas, a água escorreu normalmente, não foi preciso maiores intervenções.” disse.
Gama relata que a equipe da Defesa Civil realiza o monitoramento da chuva em cidades circunvizinhas a Mossoró. “Além das chuvas que caem no município de Mossoró, a defesa civil também acompanha as chuvas que caem na região de Apodi e Felipe Guerra, já que o Rio Mossoró recebe as águas destes municípios”, finalizou.