segunda-feira - 28/03/2022
Moradores destacam melhorias após obras de drenagem em Mossoró
Por: Wesley Duarte
Os moradores da rua do P no bairro Aeroporto comemoram os resultados da obra de drenagem implementada na localidade. As melhorias possibilitaram que a água escoasse com rapidez, impedindo o alagamento de residências. A equipe da Defesa Civil esteve na localidade, nesta segunda-feira (28), e também aferiu a eficiência da obra desenvolvida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Moradora da localidade há mais de 70 anos, Antônia Fernandes conta que antes ficava em claro à noite toda, com medo de perder móveis por conta do histórico recorrente de alagamentos. A aposentada comemorou a eficácia da obra, que, mesmo com as fortes chuvas da última sexta-feira (25), a região não alagou.
“Era muita água entrando nas casas, invadia tudo. Minha vontade era de chorar, vendo a hora perder as coisas de dentro de casa. Agora, graças a Deus, melhorou muito, ficou ótimo. Agora nem me preocupo, fico deitadinha só olhando a água. Fiquei muito satisfeita com o serviço da Prefeitura”, agradeceu.
A aposentada Nilma Silva recorda que, quando chovia os moradores entravam em desespero. Ela relata que, após a obra de drenagem, o problema foi resolvido. “Aqui era horrível. Quando chovia, inundava tudo. Muita gente perdeu tudo o que tinha dentro de casa. Fora os insetos e muita lama. Depois da obra da Prefeitura, melhorou 100%. Chove, fica tudo enxuto, não fica nada com lama, ficamos despreocupados”, contou.
Coordenador da Defesa Civil, Alcivan Gama evidencia que o maior potencializador em casos de alagamentos é o lixo descartado de forma irregular em ruas e avenidas da cidade. Gama pede ajuda à população no sentido de realizar o descarte do lixo apenas no dia da coleta, evitando que o material seja levado pela correnteza.
“A Rua do P era um ponto monitorado pela Defesa Civil. Chuvas leves causavam grandes transtornos aos moradores da região, alagava sempre. A Prefeitura de Mossoró fez uma obra de escoamento de água e mesmo com a chuva torrencial que caiu na última sexta não entrou água em nenhuma casa, ou seja, a obra foi feita de forma eficiente e a população realmente agradeceu”, destacou.
“Pedimos à população que seja parceira, contribua com a cidade. Somente ponha o lixo na rua no dia da coleta. Em todas as nossas visitas, visualizamos acúmulo de lixo em bocas de lobo e galerias, o que acaba obstruindo a passagem da água e contribuindo com os alagamentos”, orienta.
Titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), Cledinilson Morais reforça os canais de atendimento da Defesa Civil. “A população pode contar com as equipes 24h. Temos nossa central que pode ser acionada através do número 199", disse.
A população pode entrar em contato com o serviço de emergência da Defesa Civil através do número 199. O atendimento acontece 24h por dia, contemplando os fins de semana e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita por qualquer operadora.