terça-feira - 13/07/2021

Defesa Civil divulga balanço das ações do primeiro semestre de 2021

Por: Wesley Duarte

A Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Mossoró – COMPDEC, divulgou as atividades desempenhadas na unidade durante o primeiro semestre de 2021.

A Defesa Civil de Mossoró realizou um conjunto de ações preventivas de socorro e assistência. Prestando um relevante serviço de proteção à população, evitando desastres e minimizando impactos à sociedade. Somente nos seis primeiros meses do ano, foram realizadas 130 vistorias.

O coordenador da Defesa Civil, Alcivan Gama, destacou os trabalhos de monitoramento e prevenção a desastres executados no município. "Nos primeiros meses focamos no monitoramento de áreas de risco geológico, pela aproximação do período de inverno.  Foram mais de 80 áreas de risco monitoradas, em que a Defesa Civil subsidiou o município de informações dos pontos que necessitavam de intervenção direta, através da Secretaria de Infraestrutura”, explicou.

“Defesa Civil também atua preventivamente ao vistoriar edificações que apresentam risco de colapsar. Foram 35 edificações vistoriadas e em alguns casos houve inclusive a necessidade da interdição do imóvel, tendo em vista o grande risco de acidentes, caso não fossem realizadas manutenções urgentes na edificação”, pontuou Alcivan Gama.

As equipes da Defesa Civil realizaram o georreferenciamento de toda extensão da zona rural da cidade. Algumas comunidades estão localizadas a cerca de 30 quilômetros do Centro da cidade. Segundo o Relatório Técnico da Defesa Civil, o município possui uma área de aproximadamente 2100km² , sendo quase 90% desse território composto por elementos geográficos que formam a zona rural.

“É imprescindível que a Defesa Civil conheça cada localidade rural do município. Por isso, vem produzindo o georreferenciamento de todas as comunidades rurais, facilitando o acesso a estas e a elaboração de ações de prevenção aos efeitos da seca/estiagem”, disse Alcivan Gama.

Em Mossoró, cerca de 39 localidades rurais são atendidas pela operação Carro Pipa, coordenada pela Defesa Civil. O programa do Governo Federal abastece comunidades que sofrem com a seca e estiagem. Em maio, a Defesa Civil conseguiu reconhecimento federal e garantiu a continuidade do programa por mais seis meses. Gerando em média uma economia na ordem de R$ 500.000,00  (quinhentos mil reais)  para o município.

“Passado o período chuvoso, o foco da Defesa Civil está no combate aos efeitos da estiagem.  O primeiro passo foi a conclusão do processo de Reconhecimento Federal do Decreto de Estiagem publicado pela prefeitura de Mossoró. Com o reconhecimento federal garantido, a Defesa Civil conseguiu manter para o município, a Operação Carro Pipa Federal, contribuindo para a distribuição de água potável para mais de 5000 pessoas da nossa zona rural”, finalizou Alcivan Gama.