sexta-feira - 15/10/2021

Defesa Civil debate sobre monitoramento de clima e queimadas no RN

Por: Wesley Duarte

A Defesa Civil de Mossoró segue participando da II Semana de Redução de Desastres no RN. Os encontros virtuais são promovidos pela Defesa Civil Estadual, com intuito de fortalecer as ações entre os órgãos de proteção à vida e universidades. Nesta quinta-feira (14), a equipe de Mossoró participou da oficina “Sensoriamento Remoto: Monitoramento de tempo, clima e queimadas”.

O momento foi realizado com a participação de integrantes da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado, Defesa Civil Estadual e Defesa Civil dos municípios como a COMPDEC de Mossoró, Macau, Serra Negra do Norte. Além das universidades UFRN e UERN.

“Nas ações estudamos vários sites que são utilizados pelas defesas civis para o monitoramento do clima/tempo e do registro de queimadas. A maioria dos sites é de domínio público e pode ser acessado por todos como, por exemplo, o BDQueimadas. É muito importante o conhecimento dessas ferramentas para o acompanhamento das ocorrências e atendimento à população”, destacou Alcivan Gama, coordenador da Defesa Civil.

A programação da II Semana de Redução de Desastres no RN segue nesta sexta-feira (15), com a realização da  Webnar - Seca no RN: Efeitos e Desafios da Convivência com o Desastre, que está sendo ministrada por Maria Loneide Araújo, representante do Ceará que atua como supervisora do Núcleo de Análise de Cenários/CEDEC/CE e por Agassiel de Medeiros, professor e diretor da CAPG/UERN.