quarta-feira - 03/11/2021

“De olho no Saeb 2021” encerra série de aulões virtuais nesta quinta-feira

Por: Maricelio Almeida

O “De Olho no Saeb 2021” encerra nesta quinta-feira (4) a série de aulões de língua portuguesa e matemática voltados aos alunos que irão se submeter ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O último encontro virtual do projeto acontece a partir das 8h, com transmissão ao vivo no canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube.

Nesta quarta (3), o aulão teve como foco a língua portuguesa. O encontro foi mediado pela professora Valéria Montenegro, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a participação do professor Edson Gomes Ferreira Júnior. Nesta quinta (4), o conteúdo contemplará aspectos da disciplina de matemática, com conteúdo ministro pela professora Siomara Batista Marques.

“O aulão de língua portuguesa foi um grande sucesso, tanto de participação como de interação. O momento foi muito produtivo, com o professor tendo a oportunidade de trabalhar questões que trazem os descritores da prova Saeb, interagindo em tempo real com os alunos pelo YouTube. Para esta quinta (4), estamos também preparando o aulão de matemática com a perspectiva de uma boa participação e de complementar a interação que hoje foi iniciada”, destacou Valéria Montenegro.

“Sem dúvida, esses aulões possibilitam ao aluno diversas informações que contribuirão significativamente para a construção do conhecimento e desenvolvimento das habilidades necessárias para a realização dessa avaliação, uma vez que neles são reforçados os conteúdos que já foram e estão sendo trabalhados em sala de aula de forma dinâmica e interativa”, comentou o professor Edson Gomes.

O aluno Tony Costa, do 5º ano da Escola Municipal Dinarte Mariz, avalia como positivo o aulão desta quarta. “Eu achei o aulão muito bom, porque o professor explicou muito bem o conteúdo, inclusive quando a gente errava, ele sempre falava com tinha que ser feito, como também focar mais a atenção nas falas e nos textos”, disse. “Aprendi bastante e achei a aula muito legal e interessante”, complementou Milena Bezerra, que também é aluna da Escola Dinarte Mariz.

Além dos aulões, a Secretaria Municipal de Educação (SME) também promoveu, no início do mês de outubro, encontros formativos virtuais que discutiram os desafios da prática docente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Com a inclusão da Educação Infantil no Saeb deste ano, a Secretaria também realizou uma formação, no último dia 11, voltado aos supervisores da rede municipal de ensino, com o objetivo de discutir essa inserção.

A Educação Infantil será avaliada por meio de questionários que serão aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa. No Saeb 2019, esse levantamento foi realizado como estudo-piloto.

Sobre o Saeb

O Saeb é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. O Sistema tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

A aplicação dos instrumentos da avaliação será de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todas as unidades da Federação. Este ano a aplicação seguirá os mesmos moldes de 2019. Haverá aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes responderão a um questionário e testes de língua portuguesa (leitura) e matemática. Professores e diretores também participarão da avaliação, por meio de questionários.

O 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.