terça-feira - 25/07/2023

Curso voltado a professores do Atendimento Educacional Especializado terá sequência esta semana

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró dá sequência ao Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), promovendo, nos próximos dias 27 e 28 de julho, um novo encontro com professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A capacitação acontecerá na sala 18 da Universidade Potiguar (UnP), das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, tanto na quinta quanto na sexta-feira.

A formação, contemplando professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais das unidades de ensino da Rede Municipal, chega ao seu terceiro e quarto encontro, tendo continuidade ao longo do ano, com o tema “A grandeza da educação inclusiva nas miudezas do AEE”, alcançando cerca de 40 profissionais do Atendimento Educacional Especializado.

“Nestes encontros, nosso objetivo é ampliar as reflexões, experiências e as ações relacionadas ao plano de Atendimento Educacional Especializado, potencializando os processos criativos da ação pedagógica do AEE, além de oferecer tempo, espaço e materialidades para construção de recursos de acessibilidade às crianças/alunos, considerando os estudos dos casos e os planos de atendimento especializado”, pontuou Selma Bedaque, que integra a equipe da Coordenadoria de Educação Especial da SME e é uma das formadoras do encontro.

AVANÇOS

A Prefeitura de Mossoró tem efetivado avanços expressivos na Educação Especial ao longo dos últimos dois anos, como, por exemplo, a ampliação do número de salas de recursos multifuncionais voltadas para o Atendimento Educacional Especializado. No início de 2021, eram 14 unidades contempladas com salas de AEE, número que passou, atualmente, para 22.

Também já foram realizadas obras de acessibilidade em diversas unidades de ensino, bem como ocorreu, nesta gestão, a maior contratação de auxiliares de sala da história, com aproximadamente 700 em atuação no momento. Também foi aprovada, recentemente, pelo Conselho Municipal de Educação (CME), a Regulamentação da Política de Educação Especial do Município, uma conquista histórica.