segunda-feira - 27/09/2021
Curso capacita agricultores mossoroenses para poda e enxertia de cajueiro
Por: Edinaldo Moreno
O Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), iniciou nesta segunda-feira (27) o curso de poda e enxertia de cajueiro. A atividade consistirá em dois dias de aulas teóricas e dois dias de aulas práticas.
Educador do SENAR, Aderson Soares de Araújo destacou que o curso tem por finalidade ensinar ao agricultor as podas corretas do cajueiro, tanto irrigante como do anão precoce. “Nesse curso o agricultor vai aprender a enxertar com dois métodos, sendo um de garfagem e outro de borbulha. A principal finalidade do curso é aprender a enxertar e fazer a própria muda no seu local de plantio”.
Nos dois dias de aulas teóricas será abordada a tecnologia disponível, tanto para o cajueiro gigante como o anão precoce e ainda todo o histórico da cajucultura no Rio Grande do Norte.
“Esse curso trará as informações técnicas da cajucultura na perspectiva da poda e da enxertia. Ele vai fortalecer a cadeia produtiva do caju. Essas informações vão capacitar os agricultores para fazer o melhor manejo. A aula teórica terá informações de conhecimento dessa parte da cajucultura e a importância dela. Elas serão dadas para os agricultores participantes absorverem conhecimento e pôr em prática o processo de enxertia. Já a aula prática será realizada no Assentamento Favela, onde os participantes terão a oportunidade de fazer a prática da enxertia”, disse o gerente executivo da SEADRU, Raniere Barbosa.
Ela também destacou que Mossoró tem áreas estratégicas na cajucultura. Entre elas, estão Projeto Assentamento Favela, Jurema, São Romão e Paulo Freire.