sábado - 06/03/2021

Atividades do CRM continuam mesmo com pandemia do novo coronavírus

Por: DIRETI

O Centro de Referência da Mulher (CRM) em Mossoró registrou neste período de pandemia do novo coronavírus uma redução acentuada na procura pela assistência psicológica e social das mulheres. O órgão continua com suas atividades atendendo as mulheres, preferencialmente por telefone, email e mídias sociais.

A assistente social Priscila Dantas ressaltou que nesse período de isolamento social as mulheres ficaram mais reclusas. Essa medida pode ter dificultado a oficialização da denúncia da violência doméstica sofrida e a procura pelos serviços do órgão municipal.

“Durante a pandemia, com o isolamento social, a gente percebe que as mulheres ficaram mais reclusas em casa e também começou a sofrer pressão por parte de seus próprios parceiros e supostos agressores o que dificulta a mulher oficializar a denúncia e buscar atendimento. Nós temos visto uma diminuição da procura das mulheres por essa assistência psicológica e social”.

A assistente social, Priscila Dantas, disse que o CRM percebeu que as mulheres ficaram mais reclusas durante a pandemia. Foto: Walmir Alves/PMM

Priscila Dantas também enfatiza que o CRM tem dificuldade em dar continuidade a essas mulheres mesmo com o aumento nesse período pandêmico de flagrantes de violência contra a mulher e de medidas protetivas.

“O número de flagrantes aumentou significamente durante a pandemia e também aumento de medidas protetivas, mas a gente tem tido uma dificuldade de dar continuidade na assistência a essas mulheres porque não é só oficializar a denúncia e receber a medida protetiva, mas muitas mulheres quando saem de uma relação e de um ciclo de violência ela sai dependendo e necessitando de serviços de saúde, de educação, de assistência social de todo esse atendimento para que ela consiga superar essa violência”.

A assistente social esclarece que o principal órgão de denúncia é a Delegacia da Mulher. A vítima também pode entrar em contato com o 180, que é o canal de denúncia nacional, além de procurar Juizado da Violência Doméstica, Ministério Público, Centro de Referência da Mulher.

O Centro de Referência da Mulher é um equipamento público municipal que é tipificado nacionalmente e presta assistência psicológica, assistência para as mulheres em situação de violência, orientações e encaminhamento jurídico. Ele compõe a rede de proteção do município de Mossoró em defesa das mulheres.

O CRM funciona de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento é das 07h às 11h e das 13h às 17h. O órgão está localizado na Rua Raimundo Firmino de Oliveira, no bairro Teimosos.