sexta-feira - 15/10/2021

Crianças participam de oficina sobre brinquedos sustentáveis

Por: Thiago Braga

A Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMUB), via Gerência Executiva de Educação Ambiental (GEEA), da Prefeitura de Mossoró, realiza programação especial voltado ao mês das crianças, no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira.

Nesta sexta-feira (15), o município deu início à série de oficinas com temáticas ambientais para o público infantil. Na primeira atividade, as crianças participaram de oficina sobre brinquedos sustentáveis. Um momento importante para ensinar as crianças que nem tudo é lixo, podendo elas reutilizar seus resíduos de forma sustentável.

Na oficina, foram repassados aos participantes conhecimentos básicos sobre meio ambiente e cuidados com descartes dos resíduos no dia a dia. “No mês das crianças estamos trabalhando a importância de reutilizar aquilo que geralmente nós jogamos fora. Então, estamos aproveitando o material pra fazer brinquedos de forma sustentável, onde as crianças podem utilizar por um longo período. Apesar de serem brinquedos sustentáveis, eles possuem grande durabilidade possibilitando que as crianças possam ainda ter a consciência para a importância da reciclagem”, destacou Ocimara Fernandes, diretora do Centro de Produção de Mudas que ministrou a oficina para as crianças.

A relevância das ações de preservação ambiental e as atitudes sustentáveis do cidadão do futuro foram destaques durante a oficina que disponibilizou 30 vagas. “É bem legal, pois temos que preservar o meio ambiente, o planeta que vivemos. Se a gente não preservar o planeta, não estaremos preservando as nossas vidas”, contou Stefanni Tavares, que aos 11 anos de idade já tem consciência para a importância de cuidar do nosso meio ambiente.

“A oficina desperta nas crianças a interação e preocupação com o meio ambiente e que os materiais podem ser usados de uma forma interessante, legal para desenvolver habilidades, trabalhar a coordenação motora” acrescentou Ocima Oliveira.

A atividade ainda contou com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR) “Uma ação como essa é muito importante, pois está incluindo as crianças de forma lúdica e prática. Momentos como esse trabalhando com a textura, controle, costumamos fazer na terapia. Aqui na prática, no dia a dia, no ambiente aberto, com material reciclável é sempre mais uma experiência que sendo bem aproveitada leva um estímulo para outras vivências”, pontuou Chris Mulins, membro da diretoria da AMOR.