sexta-feira - 03/12/2021

Crianças participam de oficina ambiental no Parque Maurício de Oliveira

Por: Thiago Braga

Na manhã desta sexta-feira (3), o programa “Embaixadores 2021: Juventude e Cidades Sustentáveis” da Prefeitura de Mossoró promoveu mais uma oficina voltada ao público infantil. A atividade coordenada pela Gerência Executiva de Educação Ambiental (GEEA), da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), versou sobre resíduos orgânicos e produção de composteira.

A atividade foi realizada ao ar livre no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira e é a segunda das quatro oficinas do programa que após promoção de palestras virtuais iniciou na semana passada a fase de atividades práticas. A Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) são parceiras da iniciativa.

“Hoje trazemos um tema muito interessante e que será ministrado pelos nossos embaixadores, ensinar as crianças a construir uma composteira a partir dos resíduos orgânicos que nós geramos. Esse momento das oficinas era muito esperado, pois desejávamos ter esse contato mais próximo com as crianças, com elas colocando a mão na massa. A oficina foi pensada com uma metodologia ao alcance das crianças participantes. Para nós é muito importante o cumprimento dos propósitos estabelecidos pelo programa”, frisou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental.

As oficinas são ministradas pelos embaixadores do programa que são estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento. “Nós estamos ensinando as crianças a como na prática construir uma composteira. Ainda destacando a importância dos resíduos orgânicos, benefícios que a composteira geram ao meio ambiente. Cada grupo de crianças irá fazer uma composteira”, explicou Giovana Helena, estudante de Direito da Ufersa.

A programação desenvolvida na manhã de hoje contou com participação de crianças assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Costa e Silva. “Está sendo um momento muito legal, pois as crianças estão aprendendo a como cuidar do meio ambiente, porque é de muita importância aprender desde pequeno a preservar a natureza. Então, eu acredito que está sendo bem relevante tudo isso”, observou Kérlia Alves, diretora do CRAS do bairro Costa e Silva.

O pequeno Adson Miguel de 10 anos de idade aproveitou bem a manhã lúdica no Parque Municipal em meio a oficina ambiental. “Estou achando muito legal. Vamos aprender com jogos, brincar e depois conhecer os animais”, disse.

Quem também externou a opinião acerca da atividade foi Alison Gabriel, 11 anos de idade. “Estou achando muito interessante e muito legal, porque estamos aprendendo mais sobre os solos”, contou.