quinta-feira - 21/09/2023

Crianças da Rede Municipal participam de concerto no Teatro Dix-huit Rosado

Por: Maricelio Almeida

Um grupo formado por 250 crianças da Rede Municipal de Ensino de Mossoró participou, na noite desta quinta-feira (21), do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, da organização social sem fins lucrativos “Tapera das Artes”, de Aquiraz (Ceará). A apresentação, intitulada “No Palco & Na Vida - Concerto Para Ver a Banda Tocar”, foi realizada no palco do Teatro Dix-huit Rosado.

Com atividades sendo realizadas em Mossoró desde o mês de junho, a partir de parceria firmada com a Prefeitura, a “Tapera das Artes” leva a sua programação para Escola Municipal José Benjamim e Unidade de Educação Infantil (UEI) Elineide Carvalho Cunha, ambas localizadas na região do Planalto 13 de Maio. A iniciativa tem a música como fio condutor para o processo e desenvolvimento da cidadania. O concerto desta noite integra o cronograma do projeto.

Ritelza Cabral

“Recebemos o convite da Prefeitura Municipal de Mossoró e o patrocínio da PetroReconcavo para estar aqui produzindo a nossa tecnologia social, replicando a nossa pedagogia inclusiva nas crianças dessa cidade”, pontuou a presidente do conselho gestor da organização social, Ritelza Cabral.

As crianças contempladas com o projeto demonstraram alegria com a apresentação no palco do Teatro Dix-huit Rosado. A estreia também deixou-as com brilho nos olhos e frio na barriga. “Vamos apresentar a música ‘Asa Branca’. Estou ansioso. Achei ótimo o projeto, porque na minha escola antiga não tinha isso e é importante para o aprendizado do aluno”, disse Thyago Hilário, da Escola Municipal José Benjamim.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

“Estou muito nervosa, desde ontem que eu quase não consigo dormir, porque dá um frio na barriga. As aulas de música foram muito legais. Por causa da professora, eu agora serei a cantora oficial da igreja lá da minha rua”, revelou a estudante Ana Raquel, de 9 anos.

“Achei muito legal, aprendi muito, não só música, como outras coisas. Eu amo música, por isso que entrei na aula de flauta”, acrescentou Liara Rayneli. A pequena Ana Júlia, da UEI Elineide Carvalho Cunha, também aprovou o projeto. “Está muito legal, porque é ótimo fazer musical, o instrumento. Gostei e continuarei participando”, revelou.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Os pais dos alunos prestigiaram a apresentação das crianças, ressaltando a importância do projeto para o aprendizado dos filhos. “É um sentimento de alegria, felicidade ver uma filha minha fazendo algo que ela gosta. Hoje ela disse: ‘pai, eu quero ver você, com a minha mãe lá, para você ver eu tocando o instrumento’. Isso é uma felicidade. Foi algo novo, que me surpreendeu”, afirmou, orgulhoso, Emiliano da Silva, pai de Maria Heloíse, estudante da Escola José Benjamim.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Além de participarem de aulas de música, os alunos também tiveram à disposição, nas unidades de ensino, oficinas em que produziram os próprios instrumentos, com materiais recicláveis, por exemplo. A professora Míssola Arezza, da Escola José Benjamim, reforça a alegria proporcionada através do projeto desenvolvido pela “Tapera das Artes”.

“Neste concerto, a criança vai ter contato com grandes artistas, ao mesmo tempo que ela também vai se sentir artista, também vai se apresentar para o público, para a sua família que está aí, então é bastante interessante e importante essa interação”, frisou.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

O projeto “Mestre & Aprendiz” apresenta uma série de encontros entre mestres consagrados e reconhecidos no cenário nacional e internacional da música com aprendizes e arte-educadores, por meio de workshops temáticos, finalizando com concertos interativos, a fim de utilizar suas expertises para potencializar novos processos criativos de grupos musicais e fomentar a formação de plateia.

No encontro desta quinta-feira (21), estiverem presentes os maestros Moisés Inácio, Marcelo Corrêa, Ênio Antunes, Cláudio Henrique (maestro da Orquestra Sanfônica de Mossoró) e João Célio, maestro da Banda de Música Arthur Paraguai, além da participação especial do cantor Waldonys.

Secretário Marcos Oliveira | Foto: Caio Juliano (Secom/PMM)

“É um projeto bastante exitoso, que começou no último mês de junho, e hoje estamos aqui fazendo uma apresentação de algumas das atividades que estão sendo desenvolvidas com esses estudantes. É muito importante ter aqui nesse espaço, nessa casa de cultura, que é o Teatro Municipal, casa cheia para esse espetáculo, tendo os nossos estudantes também como protagonistas”, frisou o secretário municipal de Educação, Marcos Oliveira.

Secretário municipal de Cultura de Aquiraz, José Eloy também prestigiou a apresentação. “Estamos rompendo as fronteiras do nosso município e do nosso estado e vindo aqui a Mossoró, demonstrar o que hoje a Secretaria de Educação, a Secretaria de Cultura e a Prefeitura Municipal de Aquiraz diariamente degustam, no meio da instituição ‘Tapera das Artes’. Hoje temos duas mil crianças atendidas por esse programa de cultura, que é uma tecnologia social de impacto elevadíssimo para a sociedade, e isso sendo estendido agora para Mossoró. É uma felicidade muito grande”, finalizou.

Foto: Caio Juliano (Secom/PMM)