terça-feira - 16/09/2025
Crianças da Educação Infantil participam pela primeira vez da VIII Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino
Nesta edição da feira também foi batido o recorde do número de projetos. 275 trabalhos estão sendo expostos, superando os números do ano passado que chegaram a 200
Por: Sayonara Amorim
As crianças da Educação Infantil de Mossoró estão protagonizando criatividade, conhecimento e educação na Oitava edição da Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (VIII FECIRME). Participando pela primeira vez do evento, os alunos dos anos iniciais colocaram a criatividade em prática, arregaçaram as mangas e estão mostrando que tamanho e idade não os representam, expondo projetos criativos e interessantes que estão atraindo a curiosidade dos visitantes.

Promovida pela Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa "Mossoró Cidade Educação", a feira trouxe como grande novidade para esta edição a inclusão das crianças. “Nós estamos trazendo para a feira neste ano uma novidade gigante que é a participação das crianças da educação infantil. Sabemos que essa é a idade mais criativa da vida, então nada melhor do que eles mostrarem aqui os seus projetos”, destacou o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas.
Nesta edição da feira também foi batido o recorde do número de projetos. Segundo o coordenador geral da Fecirme, Afonso Magnus Fonseca, 275 projetos superam os números do ano passado que alcançou 200. “Nesse ano estamos com uma grande novidade que é a participação das crianças da educação infantil e esse é o resultado de um trabalho que é feito nos meses que antecedem a feira que envolve todos que fazem a educação do município, professores, equipes escolares, profissionais da Secretaria Municipal de Educação. E hoje temos a satisfação de ver o fruto desse trabalho com a presença das famílias, da comunidade e das crianças que estão aqui apresentando seus trabalhos”, ressaltou Afonso.
Maria Clara da Silva, 8 anos, aluna da Escola Municipal Sindicalista Antônio Inácio, localizada na Sítio Barrinha, zona rural de Mossoró, disse estar muito feliz em participar da Fecirme. Com um projeto que mostra a produção de mel a partir da criação de abelhas, ela e as colegas do grupo foram protagonistas importantes da VIII FECIRME. “Eu estou muito feliz de estar aqui. O meu projeto fala das abelhas e eu estou amando tudo”, relatou Maria Clara.

Estreantes na feira de ciências, porém, com desenvoltura de veteranos, os alunos da educação infantil apresentaram seus projetos, na grande maioria voltados para a natureza, mas estão surpreendendo com trabalhos de pesquisa no campo da robótica como é o caso do projeto dos alunos da Escola Municipal Izabel Fernandes que criaram uma mão robótica para auxiliar as pessoas com pouca mobilidade nas mãos. “A gente se inspirou numa prótese mecânica e a partir da nossa pesquisa chegamos na construção de uma mão robótica capaz de pinçar objetos leves para pessoas com pouca mobilidade nas mãos”, explicou Cleyton Rafael. Além do credenciamento para participar de outras feiras, as escolas, professores e alunos que se destacaram na Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino serão premiados com notebooks, tablets e kindles. A VIII FECIRME teve início nesta terça-feira (16), e se estenderá até amanhã (17) com exposição acontecendo das 8h às 17h no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini, bairro Centro.