quarta-feira - 22/09/2021
CRAS Quixabeirinha realiza roda de conversa sobre saúde mental
Por: Edinaldo Moreno
Dando continuidade às ações do “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Quixabeirinha, realizou uma roda de conversa sobre a importância da saúde mental com grupo de idosos e mulheres assistidos pelo equipamento social ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ).
A ação teve a participação da psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), Marksuella Dantas. Coordenadora do CRAS Quixabeirinha, Jerlânia Silva destacou que o momento foi de extrema importância e enriquecedor. Ela ressaltou a interação dos grupos presentes e o compartilhamento de algumas experiências.
“É extremamente importante esse momento para falar da saúde mental em nossos grupos, uma vez que o transtorno da ansiedade e a depressão estão muito presentes, independente de idade, gênero ou condição social, ainda mais, quando as pessoas passaram por um processo de isolamento social e outras perderam seus entes queridos sem ao menos poder se despedir. Tudo isso faz aumentar a necessidade de cuidar da saúde mental”.
Jerlânia Silva enfatizou ainda que as mulheres e idosos que participaram da roda de conversa tiraram diversas dúvidas sobre o tema. Os principais questionamentos giraram em torno da ansiedade e depressão.
“Todos sem exceção interagiram e compartilharam as experiências e tentaram sanar alguma dúvida sobre ansiedade e depressão. As principais dúvidas foram como minimizar a ansiedade e como explicar a familiares e amigos que depressão não é frescura, nem preguiça”, explicou.