sexta-feira - 19/11/2021

CRAS Quixabeirinha realiza ação para famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil

Por: Edinaldo Moreno

Em parceria com a equipe Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Doutor Sueldo Câmara, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realizou na manhã desta sexta-feira (19) uma ação para famílias beneficiárias do antigo Bolsa Família, agora Auxílio Brasil.

A ação realizada no equipamento ligado à Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania (SEMASC) atualizou o caderno de vacinação e peso das crianças, que são condicionalidades do programa federal.

“É preconizado pelo Ministério da Saúde que eles tenham essa avaliação nutricional duas vezes por ano, um a cada semestre e hoje estamos realizando essa ação da área descoberta, que são famílias que não possuem assistência direta de uma equipe da Estratégia Saúde da Família. A avaliação nutricional e a atualização da caderneta são critérios obrigatórios do Ministério da Saúde que a criança esteja na escola como também com a vacinação em dia”, destacou a agente comunitária de Saúde, Fátima Ribeiro.

“É uma condicionalidade que o peso e a vacinação estejam em dia. Em parceria com a UBS Sueldo Câmara, foi feito esse momento aqui para a atualização justamente da área descoberta que é muito grande”, explicou a assistente social Marlene Araújo.

Daiane Cris e Cleonice Félix aproveitaram a atividade no CRAS Quixabeirinha e levaram seus filhos para atualizarem a caderneta de vacinação e todos os dados. Elas enfatizaram a importância da ação no bairro.

“É muito importante a gente aqui do bairro ter essa ação para não perder o cadastro e renovar o caderno de vacina da criança. Fica mais fácil pra gente que mora aqui no bairro, que no caso da renovação seria lá na Secretaria e como não temos transporte aqui se torna mais perto. Facilitou muito essa ação no CRAS Quixaberinha pra gente daqui”, falou Daiane.

“Sempre quando a gente é informado estamos aqui para atualizar. Eu acho essa ação muito importante. O acompanhamento da criança é sempre importante”, frisou Cleonice.