terça-feira - 22/06/2021

CRAS Jardim das Palmeiras cria grupo de mulheres

Por: Edinaldo Moreno

Com o objetivo de complementar o trabalho social com as famílias e prevenir situações de risco social, o Centro de Referência da Assistência Social, equipamento ligado a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), criou um grupo de mulheres para estimular o fortalecimento dos vínculos familiares e convivência comunitária.

“No grupo serão abordados temas que informem sobre direitos sociais, estimulem o acesso a benefícios e serviços socioassistenciais, ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a prevenção de situações de risco social, bem como possam promover a emancipação destas no enfrentamento da vulnerabilidade social”, informou a coordenadora do CRAS do Jardim das Palmeiras, Rosallyn Rebouças.

O primeiro encontro ocorreu na semana passada e contou com a participação de 16 integrantes. A reunião aconteceu de forma virtual, pela plataforma Google Meet, e abordou o tema Ansiedade em Tempos de Pandemia, que teve como convidada a psicóloga Amanda Claudino.

“Destacamos que na primeira reunião foi abordado o tema Ansiedade em Tempos de Pandemia, com a participação da Psicóloga Amanda Claudino, que realizou uma roda de conversa e obteve a participação efetiva de todas as mulheres presentes”, destacou a coordenadora.

Ela ressalta que o grupo de mulheres faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertados pelo equipamento. Segundo ela, quase 60 mulheres integram o grupo.

“Serão realizadas reuniões, rodas de conversa, oficinas, dentre outras atividades que proporcionem a defesa e a garantia do acesso a direitos sociais e a autonomia das mulheres no enfrentamento da vulnerabilidade social no seu dia a dia, buscando dessa maneira alternativas para construção e reconstrução de suas histórias individuais, familiares e comunitária”, enfatiza Rosallyn sobre as atividades que serão desenvolvidas.

Rosallyn explica que o cadastro para participar do grupo é realizado no CRAS Jardim das Palmeiras. O local abrange toda a área do bairro Dom Jaime Câmara e as comunidades rurais de Cordão de Sombra, Mulunguzinho e Assentamento Favela. As mulheres dessas localidades poderão procurar o CRAS Jardim das Palmeiras para realizar seu cadastro. Temos cadastradas 59 mulheres”, informou a coordenadora.