segunda-feira - 01/08/2022

CRAS do Santo Antônio é entregue à população completamente revitalizado

Por: Maricelio Almeida

Moradores da região do Santo Antônio comemoraram na tarde desta segunda-feira (1º) a entrega das novas instalações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), equipamento que foi completamente revitalizado e agora oferece condições dignas aos usuários e servidores, permitindo ainda a ampliação das atividades disponibilizadas no espaço.

A reforma foi celebrada por Terezinha Maria, 78 anos. Ela integra o grupo de idosos do CRAS e faz questão de estar presente em todos os encontros promovidos na unidade. “Estou muito feliz, porque o nosso prédio era muito feio, mas agora está lindo. Estou feliz demais, para mim não existe felicidade melhor do que o nosso CRAS ter ficado pronto. Eu amo estar aqui. As meninas são ótimas”, disse.

O senhor Francisco de Assis, 68 anos, elogiou os serviços realizados no equipamento. “Agora está estruturado, o serviço está bem-feito. Eu gosto muito daqui, porque faço atividade. Eu danço, gosto de brincar, gosto muito de me divertir, as meninas daqui são muito boas”, complementou o usuário que também faz parte do grupo de idosos do CRAS.

O Centro de Referência da Assistência Social do Santo Antônio atende hoje a mais de 80 pessoas, entre crianças, idosos e mulheres. O pequeno Richard Gabriel, de 9 anos, destacou o que mais gostou na nova estrutura do equipamento. “Ficou bonito. Antes estava muito sem cor, muito cinza, agora ficou melhor, ficou mais colorido. Eu gostei. A gente brinca muito, tem muito desenho. É muito legal, tem muitas brincadeiras”, afirmou.

Entre os principais serviços realizados no local estão revisão da cobertura; revisão de esquadrias; substituição de fechaduras; substituição de portas e janelas; revisão elétrica; luminárias em LED; revisão hidráulica; limpeza da caixa d’água, limpeza da cisterna; revestimento cerâmico para o piso; pintura completa; impermeabilização da caixa d’água e foro em toda a unidade.

“Encontramos um CRAS totalmente deteriorado, e no dia 9 de maio entramos aqui para fazer uma revitalização, uma manutenção completa. Em todo o telhado foi feita a revitalização, toda a estrutura, toda a parte de esquadrias, janelas, o piso, forro todo refeito. Foi realmente um trabalho muito intenso, 80 dias de muita obra, porque a população merece conforto, merece qualidade”, pontuou Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos.

SERVIÇOS AMPLIADOS

Com a conclusão da reforma, o CRAS do Santo Antônio passa a oferecer novos serviços à população, como atendimentos do Cadastro Único e do programa “Criança Feliz”, como destaca a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Evanice Fernandes.

“Estamos trazendo o Cadastro Único, dentro do processo de descentralização que estamos realizando na Semasc, e o Santo Antônio vai ser contemplado com o Cadastro Único aqui, o que vai contribuir mais com a comunidade, que vai se deslocar menos ao centro da cidade, o serviço vai ficar mais perto deles, daí a importância dessa ampliação”, disse.

Diretora do CRAS, Tázia Revetria ressaltou a importância desse novo momento vivenciado pela unidade. “É um dia de felicidade, já que antes a gente não tinha esse conforto. Agora vamos ter mais atividades, vamos ativar grupos que estavam desativados. Essa reforma vai trazer muitos benefícios ao usuário. Aqui a gente tem, com o grupo de idosos, a dança, o forró, com as mulheres o artesanato, e temos as crianças com atividades recreativas. Estamos de portas abertas para atender e acolher bem a população”, finalizou.