quarta-feira - 06/10/2021

CRAS Costa e Silva realiza roda de conversa sobre importância de prevenção ao câncer de mama

Por: Edinaldo Moreno

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Costa e Silva realizou uma roda de conversa com o grupo de mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) acerca da "Conscientização e a importância da prevenção ao câncer de mama".

A atividade foi realizada na tarde desta terça-feira, 5, e teve como palestrantes a enfermeira Francineide Medeiros, a educadora física Kaliana Silvia, a estagiária de psicologia Kaionara Faustino e a estagiária de psicologia Luísa Alencar. Todas são da Unidade Básica de Saúde Epitácio de Carvalho.

Outubro é o mês que marca a luta contra o câncer de mama. O "Outubro Rosa" é um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade no combate à doença, principalmente o público feminino.

“Debater sobre a campanha "Outubro Rosa" é muito importante, pois, os casos do câncer de mama ainda são muitos e não podemos esquecer que há um tabu existente em nossa sociedade. As mulheres não precisam ter medo ou vergonha de se conhecer, haja vista, que tal prática só irá beneficiar a sua saúde”, destacou a coordenadora do equipamento ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), Kerlia Alves.

Kerlia enfatizou que as palestrantes tiraram diversas dúvidas das mulheres que participaram do evento, como realizar o autoexame, a higiene pessoal e dicas de como prevenir o câncer, entre outros pontos importantes.

“Elas ensinaram a como realizar o autoexame de mama, falaram causas que podem ser levadas a ter o câncer de mama e câncer de colo de útero, ensinaram como deve ser a higiene pessoal, deram dicas de como prevenir o câncer. As dúvidas foram em relação a cuidados com o corpo, de como prevenir, de quanto em quanto tempo realizar o exame preventivo”.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. Ele responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, ultimamente nesta idade sua incidência tem-se crescido. Após os 50 anos as estatísticas são bem maiores. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos, se detectado precocemente, tem bom prognóstico.

Tags:
Anterior Próximo