quarta-feira - 07/08/2019

CRAS Barrocas realiza debate sobre Lei Maria da Penha

Nesta quarta-feira (7) a lei Maria da Penha completa 13 anos de existência, e o mês de agosto é marcado pela cor lilás, lembrando a campanha de combate à violência contra a mulher. Hoje, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Barrocas, realizou, em parceria com o Centro de Referência da Mulher (CRM) uma roda de conversa com mulheres da comunidade, para discutir este grave problema.

"Neste mês a prefeitura vem desenvolvendo a campanha do Agosto lilás, que acompanha a campanha de combate à violência contra a mulher. Estamos junto com o CRM realizando esse momento informativo com as mulheres. A questão da violência é bem propícia nesse momento, valorizando a mulher e enfatizando os seus direitos", disse Silvana Carvalho, coordenadora do CRAS.

O debate foi colocado em pauta por Diana Duarte, do CRM. "As mulheres vivem no Brasil uma situação de violência muito séria. Somos o quinto país que mais mata mulheres no mundo. A cada dois minutos ocorre uma solicitação de uma medida protetiva para as mulheres", disse Diana, lembrando também que não é tão fácil encorajar as mulheres a denunciar.

Diana Duarte, do Centro de Referência da Mulher, participou de debate com as mulheres do CRAS Barrocas. Foto: Pacífico Medeiros.

"Quando as mulheres estão em situação de violência doméstica, passa também pela questão do afeto. Existe amor nas relações de violência. Quem é vizinho escuta muitas vezes gritos e pancadas. Mas, o que não se escuta é ele chorando pedindo desculpa, dizendo que vai mudar e falando que é pai dos filhos dela. Isso não escutamos. Então, a violência é um ciclo gradativo e intenso, aumentando gradativamente. É difícil romper com essa cadeia", lamentou Diana.

Maria José, que é da comunidade e participou do debate, disse que as mulheres precisam de coragem. "É muito bom discutir isso aqui. Muitas vezes a mulher sofre violência e não tem com quem desabafar, sofrendo calada. As vezes existe o medo também. Essas mulheres precisam criar coragem e essas reuniões incentivam a isso", falou.

Até o final do mês de agosto outras ações, palestras e debates devem acontecer, enfatizando a campanha de combate à violência contra a mulher.