sábado - 11/09/2021

Covid-19: vacinação avança em Mossoró a partir de nova faixa etária de adolescentes com comorbidades e deficiências

Por: DIRETI

A campanha Mossoró Vacina não para de avançar, levando doses de esperança para a população mossoroense na pandemia da Covid-19. Neste sábado (11), a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a aplicação da primeira dose da vacina para adolescentes de 15 anos + com comorbidades e deficiências. A vacinação é realizada no Ginásio do SESI neste sábado.

As equipes de servidores e voluntários da campanha estão mobilizadas para imunizar com D1 os jovens da nova faixa etária do grupo prioritário de adolescentes. Desde início das manhã foi aberta a vacinação de pessoas com 15, 16 e 17 anos + que tenham comorbidades e deficiências, no Ginásio do SESI. Porém, o município também continua aplicando a primeira dose da vacina para adolescentes de 12 a 17 anos gestantes, lactantes (amamentando bebês de até 12 meses) e puérperas (45 dias de pós-parto).

“Mossoró segue vacinando as pessoas de 18 anos mais sem comorbidade, temos um número considerável de pessoas ainda para receber a sua primeira dose. Além disso, desde a semana passada Mossoró iniciou a vacinação das gestantes, puérperas e lactantes que estão amamentando crianças de até 12 meses nesse público de doze a dezessete anos. Hoje iniciamos a vacinação daquele público de entre 15, 16 e 17 anos que tem comorbidade e deficiência. O município segue vacinando com a primeira dose esses adolescentes e amanhã ocorre a ampliação desse público”, Etevaldo Lima, coordenador de imunizações.

Aposentada Ana Ira é mãe da adolescente Ana Lourdes. Ela compareceu ao Ginásio do SESI para imunizar a filha contra a Covid-19. Após a aplicação da primeira dose, Ana Ira disse que se sentiu aliviada de está protegendo a filha.

“Deixa a gente mais um pouquinho aliviado porque a pandemia ainda não acabou, a gente tem que manter os mesmos cuidado, a gente vai aliviando porque que uma das soluções é a vacina. Aí a gente fica mais aliviada, já tão falando em retorno as aulas e a gente fica muito apreensiva em mandar porque adolescente quer abraçar quer brincar, quer contato com todos nós queremos voltar a ter contatos. Deixa a gente um pouquinho aliviada”, disse Ana Ira.

Depois de receber a primeira dose da vacina da Covid-19 pelas mãos da mãe Carla Correia, que é técnica de enfermagem e voluntária da campanha de vacinação, Pablo Mikael comemorou essa primeira etapa da imunização. O estudante de 16 anos está ansioso para reencontrar os amigos da escola e voltar a ter contato com os colegas presencialmente.

“Estou me sentindo aliviado, vou poder voltar às aulas normal que está perto já. Vou me sentir mais aliviado para ir a escola, essas coisas e ver meus amigos, assim jogar bola e essas coisas. Estou me sentindo muito aliviado. É bom tomar a vacina, porque protege mais a pessoa e as outras pessoas também”, afirmou Pablo Mykael.

A mãe de Mykael ficou emocionada em poder aplicar a primeira dose da vacina no filho e ajudar a protegê-lo contra a Covid-19. “É muito emocionante, ele tem 16 anos e é um jovem. Hoje em dia a gente ver os jovens por aí tudo querendo andar jogar praticar esporte sem poder. É muito prazeroso, muito emocionante, graças a Deus, que venha a segunda dose e que cheguem as vacinas que estão faltando. Que esses jovens venham e que os pais aconselhem para eles virem tomar essa vacina que é muito prazeroso. É a saúde dos nossos filhos, dos nossos pais que estão em casa e da gente também”, destacou a técnica de enfermagem e voluntária Carla Correia.

12 anos +

Já neste domingo (12), a Prefeitura de Mossoró abrirá a vacinação da faixa de 12 anos + com comorbidades e deficiências. A aplicação da D1 para esse grupo será das 8h às 16h, no Centro de Vacinação (Ginásio Municipal Pedro Ciarlini).

A aplicação da segunda dose da Pfizer e Coronavac continuam nos pontos de vacinação abertos neste fim de semana, sendo que no sábado a vacinação é no Ginásio do SESI e no domingo no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini.

“Mossoró segue vacinando a segunda dose da Coronavac e da Pfizer. O público que já completou os seus 56 dias da Pfizer ou os seus 28 dias da Coronavac já pode se dirigir ao Ginásio do SESI neste sábado ou amanhã, no domingo, lá no Ginásio Municipal. Então continua-se a vacinação com a segunda dose da Pfizer e da Coronavac”, informou Etevaldo Lima, coordenador de imunizações.