sexta-feira - 13/08/2021

Covid-19: com vacinação ágil, mais mossoroenses recebem a 1ª dose e todo o estoque de D1 é utilizado

Por: DIRETI

Após aplicar todas as doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas à primeira aplicação (D1), o município de Mossoró aguarda a chegada de mais vacinas para continuar imunizando o público jovem de 20 anos ou mais. Hoje, a aplicação de D1 não acontece em razão do esgotamento de todas as doses destinadas como primeira aplicação.

"A procura foi bastante intensa, muita gente jovem procurou o Ginásio do SESI e o Centro de Vacinação do Ginásio Municipal de Esporte e por estarmos vacinando a nossa população com agilidade garantindo que as doses destinadas como D1 não fiquem guardadas, tivemos todo o estoque disponível aplicado onde mais as doses precisam estar que é no braço dos mossoroenses", disse Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde de Mossoró.

Ela diz que o município aguarda a chegada em breve de mais um lote de imunizantes para prosseguir com a vacinação. "Vacinamos quando as doses chegam em dois ginásios com enorme capacidade de atendimento ao público. Somente o Ginásio do SESI tem capacidade para vacinar 1.600 pessoas por dia, enquanto no Ginásio Municipal de Esporte, essa capacidade chega a cerca de 3.000 pessoas diariamente", disse a secretária.

A Secretaria de Saúde de Mossoró reforça, no entanto, que a 2ª dose (D2), da Astrazeneca e Coronavac continua sendo aplicada no Ginásio do Sesi, no Ginásio Municipal e nas UBSs. Até a última quinta-feira (12), havia na capital do Oeste, um total de 4.849 pessoas com a segunda dose atrasada.

Em todo o Estado do Rio Grande do Norte, o número de atrasados chegava a 50.113. São as pessoas que estão sendo convocadas pelas autoridades de Saúde para a conclusão do ciclo vacinal contra a Covid-19.