quarta-feira - 25/09/2019
Costureiros e aderecistas acertam últimos detalhes dos figurinos para o Auto da Liberdade
Por: Comunicação
As produções no barracão dos figurinos para o espetáculo Auto da Liberdade 2019 seguem em ritmo acelerado. De acordo com o figurinista Marcos Leonardo, 99% dos figurinos já estão prontos, sendo acertados apenas os últimos detalhes.
O barracão conta com o trabalho incansável de uma cortadeira, oito costureiras, oito aderecistas, que trabalharam há 30 dias com muito empenho, transformando as ideias do figurinista Marcos Leonardo nas peças que vão vestir os atores em cena, e embelezar ainda mais o espetáculo.
Os mais de mil figurinos devem estar prontos para o ensaio geral do espetáculo. “Só para o coral dos alunos das escolas municipais, formado para o Auto da Liberdade, foram produzidos 600 figurinos”, lembra Marcos Leonardo.
Aos 70 anos, a costureira Alvaneide Maria de Morais, fala com orgulho de participar da produção dos figurinos do Auto da Liberdade e de outros espetáculos da cidade. “Trabalho no barracão como costureira há 10 anos. A equipe é maravilhosa, Marquinhos é fora de série. Geralmente, a gente trabalha sempre com o mesmo grupo de pessoas, e é bom porque reencontra os amigos, se distrai, e contribui para a beleza dos espetáculos. A gente sente até saudade quando termina o trabalho”, comenta.
Outro profissional que participa da produção dos figurinos é o costureiro, Tiago Adelino. Além de cuidar das roupas usadas durante o espetáculo, ele também estará em cena em três diferentes atos do Auto da Liberdade. “Esta é a primeira vez que trabalho no Barracão para o Auto da Liberdade. Comecei como aderecista, passei por vários setores e hoje estou como costureiro. Tem sido uma experiência de grande aprendizagem. Além disso, participo do espetáculo com três personagens diferentes, serei cangaceiro, escravo e cidadão mossoroense”, lembra.
A atriz profissional, Érika Nolasco, estava no barracão fazendo a prova do seu figurino. Ela integra o grupo das mulheres empoderadas, formado por cinco atrizes. “Participei a primeira vez do Auto da Liberdade em 2006, com essa mesma personagem. É muito emocionante contar a história de coragem do povo mossoroense. É gratificante essa troca de experiências com esses jovens da comunidade, porque o Auto da Liberdade é uma porta de entrada para entrar no mundo da arte. Comecei nesse espetáculo e hoje faço parte do grupo Bela Trupe de Teatro”, conta.
O espetáculo Auto da Liberdade, idealizado pela professora Isaura Amélia Rosado, é realizado anualmente em setembro como parte da programação do Mossoró Terra da Liberdade, e celebra os quatro atos libertários do município de Mossoró: a Abolição dos Escravos em 1883 (5 anos antes da Lei Áurea); o Motim das Mulheres em 1875; o Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928; e a Resistência ao bando do cangaceiro Lampião, em 1927.
Este ano, o Auto da Liberdade volta para o palco montado na Estação das Artes Elizeu Ventania, seu local de origem. A estreia acontece nessa quinta-feira, 26, e as apresentações seguem o domingo, 29, diariamente a partir das 20h30.