quinta-feira - 29/09/2022

Cortejo da Liberdade acontece nesta sexta-feira na avenida Rio Branco

Por: Wesley Duarte

O Cortejo da Liberdade celebra os atos de pioneirismo, liberdade e resistência de Mossoró. O momento encerra a programação da Festa da Liberdade 2022 nesta sexta-feira, 30 de setembro. O desfile cívico, militar, cultural e comemorativo acontecerá na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural, com início às 18h.

Neste ano, a Festa da Liberdade trabalha a temática dos elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. O desfile que sairá da Praça dos Esportes, com destino à Estação das Artes Elizeu Ventania, terá apresentações da Banda de Música Arthur Paraguai, Escolas e Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e das forças de segurança do Estado e do Município.

O desfile militar será composto pelo Tiro de Guerra 07/010, Departamento Penitenciário Federal, Departamento Penitenciário Estadual, Polícia Rodoviária Federal, 2º Batalhão de Polícia Militar, 12º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, agentes municipais de trânsito e SAMU.

Os grupos Dias melhores virão; Motim das mulheres; Revolta das mulheres; Filhos recrutados; Soldados repressores; Libertação dos escravos; Abolição da escravatura; Grupos de negros; Afro Brasil; Enfim, a liberdade; Resistência; Resistência ao Bando de Lampião; Voto feminino; e Cidade do sol farão parte do desfile cultural.

O cortejo seguirá com o desfile comemorativo, enaltecendo a cultura e a arte de Mossoró, com exibições dos grupos: Mossoró em festa; Quadrilhas juninas; Agremiações carnavalescas; Maracatu; Tribo de índios; e Grupos folclóricos.

O Cortejo da Liberdade terá continuidade com participação de técnicos das Secretarias de Cultura, Segurança e Educação da administração municipal. Em seguida, o cortejo será finalizado com a participação de O Grito dos Excluídos.