terça-feira - 22/02/2022

Corte de terra: quatro comunidades rurais recebem visita técnica da SEADRU

Por: Edinaldo Moreno

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) realiza nesta terça-feira (22) visitas a beneficiários do Programa Semear de quatro comunidades rurais do município. Foram escolhidas as localidades de Melancias, Sussuarana, Carmo e Piquiri.

Coordenadora de fomento a projetos rurais da SEADRU, Williane Lima explica que a pasta municipal entra em contato com o representante da comunidade para saber se os agricultores já realizaram o corte de terra.

“Quando a resposta é positiva, a gente avisa que vai fazer uma visita. No dia da visita nós já vamos com a relação de beneficiários em mãos e escolhemos aleatoriamente os agricultores que serão visitados (fiscalizados). Levamos a ficha de visita, fazemos a fiscalização, tiramos foto com o agricultor e depois ele assina a nossa ficha de visita”, disse.

Williane Lima também frisa que a Secretaria de Agricultura faz uma programação de visitas para todos os dias. “Só que muitas vezes as lideranças dizem que ainda não foi realizado o corte. Quando a comunidade não tem contato,a gente não vai”, lembra.

O levantamento mais recente da Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) mostra que já foram entregues mais de 66 mil litros de óleo diesel para o corte de terra na zona rural neste ano. Ao todo, foram entregues 66.270 litros do combustível para os beneficiários do Programa Semear.

Até a última sexta-feira (18), a pasta municipal já havia entregado a cota completa do óleo diesel para agricultores de 51 comunidades rurais. Em 58 localidades a distribuição é parcial.