quarta-feira - 28/08/2019

Coreógrafos ensaiam com artistas e comunidade para o Auto da Liberdade

Por: Comunicação

Abraão é destaque em toda região Nordeste com a cultura popular e a dança regional, Hykaroo é referência agilidade da dança de rua e Adriana é um dos principais nomes nas coreografias de jazz e dança do ventre da cidade, e os três juntos são responsáveis pelo desenho coreográfico do Auto da Liberdade 2019.

Os profissionais receberam o convite do diretor do espetáculo, Marcelo Flecha, para dar uma cara nova ao desenho coreográfico do espetáculo, com base do que foi encenado no ano de 2006, devido ao formado para o palco na Estação das Artes Elizeu Ventania.

Hykarro Mendonça disse que os três assistiram junto ao diretor, o espetáculo de 2006. “Vamos utilizar a mesma proposta, só que com o nosso toque. Ele nos orientou que gostaria de manter algumas coisas, principalmente no que diz respeito à estrutura dramatúrgica, mas que em nível de coreografia precisávamos trazer nossas características, pois somos três coreógrafos novos”, destacou.

Adriana Castro explicou que não houve uma separação dos coreógrafos por atos. “Ele nos deu a liberdade para que nós criássemos em conjunto e cada um colocasse suas ideias. Estamos criando com base no espetáculo de 2006, mas com movimentação nova, repaginando”, disse.

Abraão Morais afirmou que os coreógrafos estão conseguindo agregar os integrantes da comunidade, que estão acompanhando muito bem as coreografias. “Eles pegaram rápido as coreografias que já passamos e vamos só lapidando, aperfeiçoando. Está sendo um projeto bem proveitoso”, frisou.

Algumas das coreografias do primeiro, segundo e terceiro atos já estão preparadas. “Não há um número de coreografias. Nessas primeiras semanas já passamos em torno de seis números coreográficos”, continuou Hykaroo Mendonça.

O espetáculo Auto da Liberdade será encenado entre os dias 26 e 29 de setembro, na Estação das Artes Elizeu Ventania, dentro das festividades do Mossoró Terra da Liberdade, encenado em quatro atos: Abolição da Escravatura, Motim das Mulheres, Resistência ao bando de Lampião e Primeiro Voto Feminino.

Tags:
Anterior Próximo