quinta-feira - 16/12/2021

“Contribuinte Digital” é lançado ofertando todos os serviços da Sefaz de forma on-line

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró trouxe mais uma importante iniciativa no trabalho de informatização dos serviços do município. Nesta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) lançou o “Contribuinte Digital”, que reúne todos os serviços tributários do município, ampliando os canais de atendimento e trazendo mais comodidade à população. A plataforma integra o programa “Mossoró Digital”.

O lançamento do “Contribuinte Digital” ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró. O eventou com a presença de autoridades e representantes de entidades de classe. O programa “Contribuinte Digital” é um marco na informatização dos serviços da Sefaz e atende um antigo pleito dos contribuintes e de profissionais que atuam em processos tributários, dentre eles, advogados e contadores.

“Nós estamos lançando a plataforma Contribuinte Digital de maneira que estamos hoje com nossos serviços 100% ofertados à sociedade de Mossoró de forma on-line. Sempre foi uma preocupação da gestão do município estar informatizando, qualificando, melhorando esses serviços para a sociedade mossoroense. Hoje é com grande satisfação e orgulho que nós estamos aí entregando mais esse benefício à sociedade”, destacou o secretário da Sefaz, Ivo Franklin.

O prefeito Allyson Bezerra ressaltou que no início de 2021 havia apenas cerca de 5% dos serviços da Sefaz de forma on-line e agora 100% dos serviços são virtuais.

“Nós estamos com esse programa ampliando os serviços digitais. Conseguindo deixar em 100% digitais, ou seja, todos os serviços que são ofertados para a população. Agora tudo de forma digital, tudo pela internet, acesso pelo celular, acesso pelo computador. É mais comodidade para o cidadão mossoroense, para o contribuinte que vai ter acesso, por exemplo, de informações sobre a sua nota fiscal, sobre o seu IPTU, as suas informações fiscais, tudo pelo sistema, não vai ter mais a necessidade de ele ir até a secretaria para obter alguma informação, mas, claro, que se ele precisar ir à secretaria vai encontrar lá o atendimento das 7h às 17h todos os dias de forma ininterrupta”, afirmou o prefeito.

As entidades de classe mossorense aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Mossoró. O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas) reconheceu o avanço alcançado para as empresas e os contribuintes. “É importante a gente entender que a tecnologia vem a favor em todos os sentidos e para o contribuinte não é diferente”, enfatizou Michelson Frota, presidente do Sindilojas Mossoró.

Para ter acesso aos serviços on-line da Sefaz o contribuinte deve acessar o site da Prefeitura de Mossoró, no link: https://prefeiturademossoro.com.br/mossoro-digital. Ao clicar na aba Contribuinte será direcionado para o sistema de serviços e processos. Todos os serviços da Secretaria Municipal da Fazenda estão disponíveis na plataforma, dentre eles: Transferência de Titularidade, Avaliação de ITBI, Cancelamento de Nota Fiscal, Certidão de Inexistência, Certidão Narrativa, Alteração Cadastral, Pedido e Requerimento de Isenção, Revisão Tributária e Imunidade Tributária. Além dos serviços virtuais, a Sefaz implantou o agendamento eletrônico para atendimentos presenciais. O contribuinte pode escolher dia e hora para atendimento presencial. Os atendimentos presenciais continuam sendo ofertados em horário ampliado das 7h às 17h.

Além de possibilitar mais comodidade ao contribuinte, facilitando ainda mais o acesso aos serviços, o programa “Contribuinte Digital” também oportunizará economia de recursos públicos a partir da redução da compra de folhas de papel e do volume de impressões.