segunda-feira - 17/12/2018

Consultório na Rua garante humanização em atendimentos de saúde para mais de 200 pessoas em situação de rua

Oportunizando dignidade, respeito e atendimento médico gratuito humanizado, o Consultório na Rua da Secretaria de Saúde realizou o natal solidário dos indivíduos em situação de rua, no fim da tarde desta segunda-feira (17), na praça Vigário Antônio Joaquim. A ação teve o objetivo de ampliar ainda mais os serviços de saúde e assistência social ofertados para esse público na cidade. Na ação de natal foram intensificados os serviços de testagem rápida com o carro do CTA, atualização de vacinas, teste de glicemia, atendimento médico clínico, odontológico e de enfermagem, distribuição de camisinhas, inscrição no cadastro único e bolsa família. Além da atuação de educadores físicos do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e a Vigilância em Saúde, com a apresentação de uma peça lúdica sobre às arboviroses. Também houve a distribuição de kits de higiene pessoal e um jantar coletivo. [caption id="attachment_10836" align="alignnone" width="5472"] Maria do Carmo emocionada por estar ao lado da médica que salvou seu filho anos atrás.[/caption] A prefeita Rosalba Ciarlini participou da ação de Natal ressaltando que a Prefeitura é uma grande incentivadora desse trabalho. “Nossa gestão sempre apoiou as ações que são feitas com as pessoas em situação de rua. Nós temos aqui um trabalho em conjunto entre as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social que está resgatando a autoestima dessas pessoas, cuidando da saúde delas, mostrando que elas não são esquecidas.”, enfatizou Rosalba, logo em seguida fez questão de cumprimentar os usuários do Consultório e os profissionais que estavam trabalhando. Há mais de 30 anos em situação de rua, João Soares de Lima, 42 anos, destacou que o Consultório na Rua vem garantindo a certeza de ter um atendimento de saúde. “Vim para me consultar com o dentista, porque há um tempo estou sofrendo com meus dentes. Quando vou escovar eles sangram muito e às vezes quando vou comer. Também vou tomar as vacinas que estão dando.”, afirmou João. [caption id="attachment_10845" align="alignnone" width="5472"] Jenifer de Oliveira está próxima de deixar as ruas. Para ela, o Consultório na Rua representa oportunidade e liberdade.[/caption] Umas das figuras mais conhecidas entre os usuários do Consultório na Rua, Jenifer de Oliveira, está em processo de deixar as ruas e tem muita gratidão pelos cuidados que vem recebendo pelo programa. Ela mora em Mossoró desde criança, mas é natural de Salvador, e está nas ruas há quatro anos.  “Quando conheci o Consultório na Rua fiquei muito feliz porque eles me ajudaram muito com orientações, com os atendimentos de saúde que eu estava precisando e principalmente com os cuidados que tinha comigo. O cuidado em vários aspectos e isso me dava e continua dando ainda mais ânimo para sair das ruas.”, relatou Jenifer. Gessyca Sá é uma das médicas aprovadas pelo programa Mais Médico para atuar em Mossoró. Ela resolveu ajudar o Consultório na Rua após ver uma publicação nas redes sociais que essa ação iria acontecer hoje. “Vou atender essa população carente que precisa dos atendimentos porque sei que eles não vão pras UBSs. Aqui eles se sentem mais à vontade porque todos se conhecem. Com essa ação da Prefeitura eles não se sentem inferiores, mas sim incluídos. Eu pretendi voltar e ajudar mais vezes.”, esclareceu a recente componente do Mais Médico. Atualmente o Consultório na Rua tem mais de 200 pessoas cadastradas que recebem os cuidados regularmente de uma equipe de profissionais composta por psicóloga, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente social, apoio técnico de segurança e coordenação. Trabalhando regularmente de segunda a sexta-feira das 17h às 21h, nos bairros e praças onde há maior concentração de indivíduos em situação de rua. Contribuíram com o natal solidário do Consultório de Rua a Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, estudantes residentes de medicina da UERN e UFERSA e residentes multiprofissionais da UERN. [caption id="attachment_10853" align="alignnone" width="5472"] Secretária de Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini, acompanhando as atividades do Consultório na Rua.[/caption]   [caption id="attachment_10849" align="alignnone" width="5472"] Kits de higiene pessoa para distribuição gratuita pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude.[/caption] [caption id="attachment_10846" align="alignnone" width="5472"] Teatro da Vigilância em Saúde sobre arboviroses.[/caption] [caption id="attachment_10843" align="alignnone" width="5472"] Momento de oração durante atendimento do Consultório na Rua.[/caption] Abraço coletivo após momento de oração.