sexta-feira - 31/12/2021

Consultoria orienta agricultores orgânicos a produzir microrganismos naturais

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), vem realizando consultoria técnica em diversas áreas da agricultura e agropecuária em Mossoró, por meio do Programa Mossoró Rural.

A consultoria pelo Sebraetec vem dando apoio ao homem e mulher do campo. E uma dessas atividades de acompanhamento realizadas é na produção de hortaliças orgânicas, na Agrovila Paulo Freire, no polo Maísa.

Nas visitas técnicas feitas pelos consultores foram coletadas amostras de solo para análise nas Unidades de Hortas de dois agricultores da agrovila. Na ocasião, constatou-se incidência de nematoides que são vermes do solo que atacam o sistema radicular das plantas, ocasionando a morte.

Foi indicada, então, a aplicação com MICRORGANISMO EFICIENTE - EM, que é uma mistura balanceada de matérias orgânicas de origem vegetal e/ou animal, submetidas a processo de fermentação controlada. Os microrganismos eficientes têm sido utilizados na revitalização do solo. A presença dos microrganismos eficientes torna o solo mais rico em energia vital fazendo com que a capacidade natural de produção do solo seja plena.

Consultores da área Orgânica, os engenheiros agrônomos Raimundo Fernandes, Cleiton Dantas e Raniere Barbosa destacaram a necessidade de produzir várias alternativas de insumos a partir da unidade familiar na busca de que os agricultores possam trabalhar com o fortalecimento do solo e das plantas. Assim evitam os danos e perda na produção. Essas atividades continuarão no período de 2022 dando apoio às famílias que estão sendo acompanhadas pelas consultorias.

A consultoria ensinou como os agricultores podem produzir a receita do microrganismo eficiente. “Cozinhe aproximadamente 700 a 1000 gramas de arroz sem sal e sem óleo. Coloque o arroz cozido em uma bandeja de plástico ou de madeira, ou uma bacia grande. Cubra a bandeja. Coloque o solo de mata nativa na vasilha acima indicada (o solo deve estar úmido) e sobre o solo uma tela fina ou pano fino, visando proteger o arroz do solo e em cima colocar outra tela ou pano sobre o arroz e por último colocar mais uma camada de solo úmido. Coloque a bandeja sobre um local de sombra e longe de animais ou roedores. Esses microrganismos também podem ser capturados diretamente na mata”, repassaram os consultores aos produtores.

“Após 7 ou 10 dias observe o arroz que deverá estar mofado, com bolores de diversas cores. - Retire as partes mofadas de coloração rosada, azulada, amarelada e alaranjada para fazer o EM. Descarte as partes de coloração cinza, marrom e preta. A coloração do arroz varia em função da mata onde foram capturados os microrganismos. Quanto mais diversificada e estruturada for o solo de mata virgem, maior diversidade de cores estará presente”, complementaram.

Eles seguem dando dicas de como realizar o cozimento. “Coloque o arroz colorido em um balde com 10 litros de água sem cloro. Adicione 1 litro de melaço de cana ou 1 kg de açúcar mascavo. Coloque a mistura em um recipiente de 10 litros com tampa ou divida em 5 garrafas PET de 2 litros e feche bem. A cada dois dias, abra a tampa para sair o gás produzido e feche a tampa novamente. Quando não houver mais produção de gás, o EM estará pronto (isso ocorre, em geral, entre 10 e 15 dias). O açúcar ou melaço pode ser substituído por caldo de cana, na quantidade de 5 litros de caldo para 5 litros de água. A água deve ser limpa e sem cloro. O EM deve ser armazenado em local fresco e escuro e pode durar até 1 ano. O cheiro é doce e agradável, de fermentação lática e acética, e tem coloração alaranjada. Caso esteja com cheiro de podre, não deverá ser usado”, finalizam.

O composto “EM” pode ser aplicado diretamente no solo; Em doses baixas, pode ser utilizado na forma líquida; Pode ser adicionado ao composto orgânico durante a montagem da pilha; Pode ser usado em hortaliças, cereais, frutíferas, plantas ornamentais e outras.